Cranes - Loved (1994)

cranes.jpg 1. Shining Road
2. Pale Blue Sky
3. Reverie
4. Lilies
5. Are You Gone?
6. Loved
7. Beautiful Friend
8. Bewildered
9. Come This Far
10. Paris and Rome
11. In the Night

Cranes é daquelas bandas de culto que por razões estranhas, ou não..., acabou por ir ficando meio desconhecida para grande parte das pessoas. É também daqueles casos de uma banda que se ama ou odeia, em grande parte devido à voz muito particular da vocalista Allison Shaw, que lembra a de uma criança frágil.

Loved é o terceiro álbum da banda que vinha no seguimento dos excelentes Wings of Joy e Forever e, apesar de gostar também desses, Loved em alguns aspectos parece funcionar melhor em termos de conjunto e álbum em si, criando um ambiente contínuo. “Shining Road”, cujo vídeo podem vislumbrar em baixo, abre logo as hostilidades e é a primeira faixa que vicia uma pessoa completamente sem muito esforço, com “Reverie” a seguir-se na ordem das favoritas mais imediatas, pelo menos no meu caso.

As reacções que esta banda provoca quando meto alguma faixa numa sessão de música são sempre curiosas, especialmente porque nunca aconteceu provocar indiferença como tantas outras coisas que passo, sejam elas boas ou não consoante o gosto pessoal de cada um. Mas com Cranes vem sempre alguém perguntar meio incrédulo se o que está a dar é essa banda, ou então vem alguém perguntar não menos surpreendido o que está a dar naquele momento por não conhecer. Para o bem ou para o mal, quando se ouve esta voz e a música da banda num espaço com som bem alto, realmente é complicado Cranes não se destacar. :p

A faixa Beautiful Friend em particular acabou por tornar-se de culto em sessões de música em locais como o dub no Cacém, sendo já da praxe aparecer o pedido para passar a mesma lá.

A banda hoje em dia ainda está activa e sempre pautou desde o início por abordagens nem sempre convencionais, com momentos por vezes bem caóticos nos álbuns, onde cacofonias mais dadas a tendências industriais fundiam-se com faixas mais calmas que quase pareciam uma mistura de folk com outra coisa que não se arranja nome para definir e outros momentos de uma rara beleza bucólica.

Cranes, e este álbum em particular, levou-me para muitas "viagens" interessantes durante as rotinas dos transportes no dia a dia, durante o trabalho em momentos mais complicados, enfim, sendo dos álbuns que mais me deu gosto arranjar na altura, visto que não é assim tão fácil nos tempos que correm sem ser encomendando pela nossa cara amiga Internet. Mesmo assim tive a sorte de o encontrar na Fnac do Chiado em promoção a 9€, aconselhando-se ir vendo tanto em lojas dessa cadeia como nas Carbonos ou Piranha.

Site oficial: http://www.cranes-fan.com
Página myspace: www.myspace.com/cranes

Vídeo para a faixa “Shining Road”: http://www.youtube.com/watch?v=II-d0AI_jLw
Vídeo para a faixa “Beautiful Friend”: http://www.youtube.com/watch?v=E5sJVXXYVPA