Astrïd & Rachel Grimes - Through The Sparkle (2017)

1. The Herald en Masse
2. M5
3. The Theme
4. Mossgrove & Seaweed
5. Hollis
6. M1
7. Le Petit Salon








Os arrepios pedem silêncio, um tempo para nós. Este é o primeiro passo para a beleza que se encontra no interior deste disco. Editado pela Gizeh Records no dia 1 de Setembro, Through The Sparkle é uma colaboração entre o grupo francês Astrïd, que se dedica à música de câmara, e a pianista e compositora americana Rachel Grimes (que fez parte do recomendável projecto Rachel’s). O resultado é um dos discos mais bonitos que poderão escutar este ano.
Música clássica contemporânea, melodias para filmes imaginários, banda sonora para escrever todos os livros, as definições podem ser várias, mas isso pouco importa.
O ambiente é especial, muito. A melancolia atravessa os poros, entranha-se na pele através das composições. Música clássica contemporânea, melodias para filmes imaginários, banda sonora para escrever todos os livros, as definições podem ser várias, mas isso pouco importa. A meio do álbum, quando se começa a escutar o piano impiedoso de “Mossgrove & Seaweed”, a cadência em repetição abraçada pouco depois pelas cordas em crescendo, conjuram-se em nós imagens dos melhores momentos de Philip Glass e Michael Nyman. À medida que essa faixa abranda, um brilho apodera-se do nosso rosto, preparando-nos para o encanto hipnótico do tema seguinte, “Hollis”. Não há palavras para descrever isto, penso eu. Há que viver, escutar, sentir, sobretudo sentir. As emoções são complicadas de gerir, o violino que surge aos quatro minutos em “M1”, em conjunto com o resto dos instrumentos, ameaça deixar-nos prostrados. Os arrepios são quem comanda agora.

Podem deliciar-se com este magnífico trabalho através da ligação bandcamp que deixo aqui, onde o podem escutar na íntegra de forma gratuita se assim entenderem. Para quem o quiser adquirir, nada como visitarem a loja da editora na página oficial.

Página oficial: http://www.gizehrecords.com/
Bandcamp: https://gizehrecords.bandcamp.com/album/through-the-sparkle
Facebook: https://www.facebook.com/astridmusique
Facebook: https://www.facebook.com/RachelGrimesPiano

Músicas a destacar: Hollis, M1, M5, Mossgrove & Seaweed