Festival de Literatura-Mundo do Sal (Cabo Verde)


Entre os dias 6 e 9 de Julho, decorrerá a primeira edição do Festival de Literatura-Mundo do Sal, que terá lugar na Ilha do Sal, em Cabo Verde. Promovido pela Câmara Municipal do Sal e organizado pela Rosa de Porcelana Editora e pelo escritor José Luís Peixoto, este evento visa reunir escritores, professores, investigadores, editores e jornalistas de várias partes do globo em torno do conceito de “Literatura-Mundo”. Esta edição prestará, também, homenagem ao poeta cabo-verdiano Corsino Fortes e ao escritor português e Nobel da Literatura, José Saramago.


E o que é isso de Literatura-Mundo, poderão questionar-se. Precisamente por existirem diversas visões e opiniões, mas não propriamente um consenso, é que um debate alargado sobre este tema se poderá tornar pertinente, até porque se trata de uma área de pesquisa relativamente recente, não obstante a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, se dedicar há já alguns anos ao estudo desta matéria e a promover eventos nesse âmbito. Em Portugal, é no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CEC-FLUL) que se pode encontrar a mais profunda investigação na área, em particular no projecto “Literatura-Mundo: Perspectivas em Português”, coordenado por Helena Carvalhão Buescu. Como este blogue não é o melhor local para elaborar uma dissertação sobre o assunto (nem eu tenho conhecimentos para tal), nada como clicarem em algumas das ligações que vou deixando no texto como já é norma. Em caso de ainda persistir tal dúvida, elas estão nas frases destacadas em tom avermelhado.


Debater e reflectir a Literatura-Mundo num contexto comparatista. Esta é uma das premissas do festival e é por isso que a nossa Patrícia Infante da Câmara foi convidada a integrar a lista de participantes. Isto acontece não só devido à sua filiação no referido CEC-FLUL e colaboração no projecto “Literatura-Mundo: Perspectivas em Português”, mas acima de tudo pela tese de doutoramento que está a desenvolver sobre Literatura Portuguesa Contemporânea e Literatura-Mundo (orientação de Helena Carvalhão Buescu). Eu lá estarei para a apoiar neste desafio, mas também para aprender e para conhecer o país e a sua cultura. Esperem portanto alguns relatos posteriores e, muito provavelmente, várias fotografias.

O festival contará com diversas actividades como conferências, debates, lançamentos de livros, workshops e espectáculos de Teatro e Dança. Podem consultar o programa aqui.

Até já :)