Ital Tek - Hollowed (2016)

1. A Delicate Balance
2. Redeemer
3. Beyond Sight
4. Terminus
5. Cobra
6. Nex
7. Memory Shard
8. Murmur
9. Aquamarine
10. Reflection Through Destruction
11. Jenova
12. Vesper
13. Vacuum I


O álbum de estreia de Ital Tek, Cyclical, é um caso sério de amor aqui por casa. Lançado em 2008, é uma mistura hipnótica de electrónica emocional, melancólica e dançável, com atmosferas épicas que bebem tanto de dubstep como de ritmos maquinais e influências clássicas. Dizer que adoro o disco é pouco. Após vários álbuns e oito anos depois desse início auspicioso, chega agora até nós este novo registo, Hollowed, um claro passo evolutivo no percurso deste produtor.

Os pormenores abundam, a atenção ao detalhe, cada som e construção das músicas, este é um disco que recompensa o ouvinte quando escutado com toda a atenção através de headphones. Ambientes apocalípticos, uma janela para um mundo distópico, há todo um esforço meticuloso nestas melodias particulares que convidam a uma jornada espiritual. Não é de espantar, nesse caso, que o disco assuma desde início uma toada de crescendo e que não procure uma satisfação imediata.
Texturas sonoras complexas, compassos circulares e repetitivos, um álbum que procura dar-nos respostas a perguntas abstractas.
Para quem está familiarizado apenas com os primeiros tempos deste músico, esta mudança poderá sentir-se estranha, mas a demonstração de maturidade e os dilúvios cinemáticos gratificam-nos de outra forma. E, tal como nesse primeiro álbum maravilhoso, eram precisamente os temas que envolviam uma outra forma de pensar e de dançar, cordas, samples vários e melodias langorosas, que nos tiravam a segurança debaixo dos pés e não os mais abrasivos. É por aqui que poderá passar o maior problema de Hollowed, ao apostar substancialmente mais nesses prazeres soturnos de cidades vestidas de mistério, arriscando-se no processo a tornar-se música de fundo. Talvez por isso, quando chegamos ao quinto tema, ‘Cobra’, somos como que assaltados pelo ritmo súbito, pelas máquinas e tons graves que ameaçam estilhaçar-nos os ossos, um acordar violento da letargia que se apossava de nós.

Texturas sonoras complexas, compassos circulares e repetitivos, um álbum que procura dar-nos respostas a perguntas abstractas. Ouça-se ‘Murmur’ por exemplo, em que quase conseguimos sentir as epifanias melancólicas a escorrer do nosso ouvido. É aqui que começa igualmente a segunda metade desta viagem propriamente dita, um explorar dos sentidos sem concessões cujo destino final é o silêncio.

Experiência profundamente hipnótica, Hollowed é um culminar lógico do caminho que Ital Tek percorreu até este momento, mas muito diferente dos primeiros tempos. ‘Jenova’, tema belíssimo e com sons que nos martelam, literalmente, as sinapses, é apenas outro paradigma disso mesmo. Podem comprová-lo seguindo a ligação bandcamp que deixo abaixo, onde podem escutar todo o disco via streaming.

Facebook: https://www.facebook.com/italtek
Bandcamp: https://italtek.bandcamp.com/album/hollowed
Soundcloud: https://soundcloud.com/ital-tek

Músicas a destacar: Redeemer, Cobra, Murmur, Reflection Through Destruction, Jenova