"Histórias em Cellophane" e "Moléculas": Livros em crowdfunding

Após meses e meses de preparação, iniciou-se na passada sexta-feira, finalmente, a campanha de angariação de fundos, vulgo crowdfunding, que visa a publicação de dois livros da minha autoria e, também, uma nova etapa associada a este blogue e iniciativas que nos movem.


É inevitável, nos tempos em que vivemos, que os primeiros passos de divulgação de uma campanha como esta ocorram nas redes sociais (Facebook, Twitter, Google+…) e assim foi. O impacto, nestes primeiros dias, foi já tremendo, superando completamente as nossas espectativas, um brilho nos olhos inexplicável. A 53 dias do término da campanha, 41% do objectivo necessário à impressão dos exemplares (500€) foi já alcançado, 11 exemplares de cada livro já têm destino, muito feedback positivo e já há indícios de, pelo menos, um local para apresentar estes livros e falar sobre o projecto. A continuar assim, existe uma boa hipótese de sucesso que poderá permitir outros voos e que o sonho se expanda, mas já lá iremos.

Caríssimos, gostaria de pedir-vos que dedicassem algum tempo a ver a página que partilho abaixo. Vejam, por favor, o ví...

Posted by Nuno Almeida on Friday, 25 March 2016


Como nem todas as pessoas têm páginas de perfil nessas redes, e até pela ligação directa deste projecto ao blogue, fica a dica de que poderão apoiar desde já e ler um pouco mais sobre ele, ver imagens adicionais, detalhes sobre os livros, um vídeo..., clicando na ligação que partilho no início deste artigo. Garanto que não vão dar o vosso tempo como perdido. Podem contribuir com qualquer quantia que desejarem, 1€ até, podem ajudar passando a palavra...
Utilizar esta via do crowdfunding traz-nos memórias de tempos idos, de uma sensação de comunidade que se tem perdido, de quando um sistema de trocas era o mais implementado.

Estes dois livros de 24 páginas, tamanho A5, agrafados (sem lombada) e com textos inéditos, são muito especiais. O primeiro, cruza a escrita com fotografias da minha autoria, no segundo, a ilustração, também a meu cargo, complementa a imagética das narrativas. Ambos terão uma edição limitada a 100 unidades cada, urgências literárias que podem desaparecer tão depressa como surgiram se a campanha for bem-sucedida. Como se isso não bastasse, vários níveis de recompensas, dependendo do valor monetário, incluem postais e até marcadores, estes últimos também inéditos. Ambicioso? Sim, mas também modesto e com o todo a ser acessível ao público, este último uma parte fundamental não só no apoio para esta iniciativa, mas igualmente no seu papel primordial como leitores. Sem eles, um livro não existe como obra completa.


Utilizar esta via do crowdfunding traz-nos memórias de tempos idos, de uma sensação de comunidade que se tem perdido, de quando um sistema de trocas era o mais implementado. Se é certo que o objectivo base é a impressão dos 100 exemplares de cada livro, caso a campanha seja ultra bem-sucedida (passar largamente o valor inicial até ao término), isso poderá significar que mais livros já encontraram uma casa (de preferência todos) e que será possível pensar em constituir oficialmente uma editora independente ou em publicar trabalhos de outros autores por exemplo, o que é algo que temos em mente. Mas por agora, há que nos centrarmos no objectivo inicial e na publicação destes dois livros. Obrigado a tod@s!