Saycet - Mirage (2015)

1. Ayrton Senna
2. Mirages
3. Volcano
4. Meteores
5. Half Awake
6. Northern Lights
7. Quiet Days
8. Cite Radieuse
9. Kananaskis
10. Smiles from Thessaloniki





Cinco anos é um tempo de espera demasiado elevado para um mundo que tende a rodar depressa demais. Mas tal processo de encubação é, por vezes, necessário à criação de magia.

O álbum anterior, Through the Window, saiu em 2010 e era já uma pequena pérola de pormenores etéreos e delicado que me acompanhou em algumas emissões para a Rádio Zero e em alguns djsets peculiares com uma vertente visual hipnótica. Desde então tinha perdido o rasto a este projecto encabeçado pelo produtor francês Pierre Lefeuvre.

A evolução que se pode escutar em Mirage chega a ser transcendental e a beleza ameaça esmagar-nos em diversos momentos. O pano de fundo electrónico é agora ainda mais orgânico, com emoções à flor da pele, mais diversificado, sem medo de subir de ritmo e de nos convidar a dançar a olhar para as estrelas. A voz feminina de Phoene Somsavath, colaboradora recorrente nesta aventura, quando surge em alguns dos temas oferece toda uma candura e luz que nos transporta com a música. Quando noutros casos é acompanhada por uma voz masculina, a experiência tende a ficar ainda mais intensa.
Sente-se a devoção do artista, a sua alma, um percurso que nos trouxe até aqui, a esta terra de fantasia cuja única maneira de lá chegar é por via deste sistema de transporte que se move através da música.
A produção de todo o disco é magnífica, com detalhes e sons a descobrir a cada instante. Experienciá-lo através de headphones é um convite a que os ouvidos derretam tal o cuidado e minúcia na construção de cada melodia. Sente-se a devoção do artista, a sua alma, um percurso que nos trouxe até aqui, a esta terra de fantasia cuja única maneira de lá chegar é por via deste sistema de transporte que se move através da música.

Luminoso, introspectivo e pop até, este disco cola-se-nos a nós. Muito mais expansivo do que no passado, Saycet é agora uma entidade totalmente diferente e isso revela-se em pleno neste novo trabalho sublime. Podem escutá-lo na íntegra, em streaming, na ligação soundcloud abaixo ou no player embutido respectivo.

Facebook: https://www.facebook.com/saycet
Soundcloud: https://soundcloud.com/saycet/sets/s-a-y-c-e-t-mirage-new-album-2