Budapeste: Os Rapazes da Rua Paulo


Um autocarro leva-nos para ruas até então desconhecidas. As feições começam a mudar, as etnias também. As entradas de alguns edifícios escondem vultos em corredores escuros e um gato olha desconfiado para nós à medida que nos aproximamos do seu território num prédio em construção. O nosso destino é o número 11 da rua Práter, em pleno distrito VIII.


‘Os Rapazes da Rua Paulo‘ (título original ‘A Pál utcai fiúk’) é um romance da autoria do escritor húngaro Ferenc Molnár, publicado pela primeira vez em 1906. A narrativa decorre em Budapeste, em 1889, e centra-se em dois grupos rivais de rapazes que lutam pela posse de um território. O livro é muito conhecido na Hungria e viria a tornar-se popular em diversos países, com traduções para várias línguas e algumas adaptações para o cinema.


As esculturas de bronze que podem observar neste artigo representam, à escala real, uma cena de bullying descrita no romance. Os protagonistas principais do livro são János Boka, líder dos “Rapazes da Rua Paulo”, Ernő Nemecsek, membro mais pequeno do grupo e Feri Áts, líder do grupo rival “Redshirts”. É uma história sobre amizade, coragem, lealdade e lutarmos por aquilo que nos é importante.



Mesmo para quem não conhece o livro, deparar com estas estátuas tem um impacto inegável, não só pela sua originalidade, como também pela sua própria localização. É fácil dar largas à imaginação e criar a nossa própria narrativa. Neste caso isso aconteceu igualmente com as fotografias, que recriam o ponto de vista dos protagonistas e de quem observa de fora. Um romance pessoal perdido numa rua anónima, de palavras não ditas.