Képzelt Város - Anatolij (2013)

01. Kepler
02. Orion
03. Vörös óriás
04. Albireo B
05. Epszilon
06. Libra
07. Nóva
08. Theodor
09. Ég veled, Anatolij!






Os Képzelt Város são uma banda pós-rock da Hungria que descobri recentemente e cuja presença já podia ser ouvida no último podcast presente neste blogue com uma música do álbum anterior a este. 'Anatolij' é o seu terceiro álbum e é notória a evolução da banda, em particular na maneira como a voz masculina se funde agora no esqueleto das canções, mas também na própria sonoridade em si.

No disco anterior ainda era possível escutar influências de outras bandas do género e melodias que apostavam bastante nos crescendos e explosões sonoras, mas em 'Anatolij' as canções seguem uma direcção diferente. Concisas, com duração mais reduzida e um ritmo mais pesado em certas faixas que a espaços se aproxima do pós-rock com influências de metal dos Russian Circles. O começo do disco, com o tema 'Kepler' a surgir em plena apoteose de guitarra, a que se junta a bateria, baixo, teclas e violoncelo, sem misericórdia, não podia ser melhor. Os primeiros 4 minutos, inteiramente instrumentais, são cativantes e a voz, no final do tema, em conjunto com um ritmo que nesse momento está já verdadeiramente endiabrado, deixa-nos com um sorriso.

O álbum conta uma pequena história de conspiração que decorre durante o período da Guerra Fria, numa altura em que existia a competição entre os Estados Unidos e União Soviética pela conquista do espaço. No meio deste enredo (e peças-chave do disco), encontramos as personagens Anatoly e Ludmilla Tokov, um casal de origem russa que ficou perdido no espaço sem possibilidade de regressar a casa.

As teclas e o violoncelo continuam a ser instrumentos fulcrais na sonoridade da banda como se pode atestar noutro dos grandes destaques do álbum, 'Ég veled, Anatolij!', tema que encerra toda a jornada.

Para os interessados, é possível escutar o disco em formato streaming nas páginas bandcamp e youtube da banda. Para quem desejar algo mais palpável, 'Anatolij' está disponível em CD e Vinyl também.

Site oficial: http://www.kepzeltvaros.hu
Facebook: https://www.facebook.com/kepzeltvaros
Bandcamp: http://kepzeltvaros.bandcamp.com/album/anatolij
Youtube: http://www.youtube.com/user/kvaros/