Diamat - Being Is The Sum Of Appearing (2013)

01. I can love you only if you don't love me
02. zralocik
03. heliotrope
04. misunderstood pt. 1
05. misunderstood pt. 2
06. shane vendrell
07. painkillers
08. hartes herz






Horas perdidas numa madrugada anónima. Dou por mim a visualizar por breves instantes a transmissão em directo de algumas actuações inseridas no âmbito de um conhecido festival de música electrónica. Dias diferentes, várias performances, tudo o que sai nas colunas soa-me profundamente igual, ausência de evolução independentemente dos formatos utilizados pelos artistas. Tech-house genérico, repetitivo, batidas sem alma, as pessoas abanam o corpo de maneira robótica. A sensação de déjà-vu é inevitável e recorrente, não deveríamos ter atingido já outro patamar, ou desejar algo mais perante a infinitude de possibilidades ao nosso dispor, pergunto-me em silêncio.

‘Being Is The Sum Of Appearing’ é um álbum de música electrónica fantástico, mas também muito diferente para quem apenas aprecia o que descrevo no parágrafo anterior, ou do que pode ser escutado na maior parte dos clubes, bares e discotecas se quisermos ser realistas. Para dar mais algum contexto e pistas do que podem esperar, o nome Diamat encerra dentro de si um projecto constituído por três pessoas, entre elas um dos membros fundadores dos italianos Port-Royal, por sinal um dos meus grupos favoritos e responsáveis por alguns dos álbuns e músicas mais estimulantes no âmbito da electrónica.

Passagens ambientais, vozes femininas adulteradas, batidas que aparecem e desaparecem na limpidez de um caos sonoro exuberante, recheado de pormenores, o disco transporta-nos desde os primeiros segundos para outro planeta, isto é música para o cérebro e para o corpo, um veículo de transformação individual. Os detalhes são imensos e é possível discernir inúmeras texturas a cada audição, nada é um acaso ou coincidência, a nossa atenção prende-se neste mundo de estruturas pouco óbvias durante uma hora, tudo é possível.

Um disco como este incita a sensações várias, fortes, ajuda-nos a relembrar porque estamos aqui e qual o nosso papel no meio disto tudo. É como se a paixão pelo que fazemos e acreditamos estivesse ao alcance de um pequeno estalar de dedos, de algum som mais particular que nos provoca aquele clique imediato e que nos faz propelir ao encontro do futuro. Um álbum soberbo e obrigatório.

Editora: http://n5md.com/discography/213/being-is-the-sum-of-appearing
Facebook: https://www.facebook.com/diamatmusic/
Bandcamp: https://soundcloud.com/diamatband
Soundcloud: https://soundcloud.com/diamatband