Black City Lights - Another Life (2013)

01. Intro
02. Give It Up
03. Children
04. Offering
05. Another Life
06. For Sophia (Interlude)
07. Faceless Child
08. Take Me Home
09. Cruel Intentions
10. Tried So Hard
11. Outro




Após editarem no ano passado o excelente EP ‘Parallels’, o duo neozelandês brinda-nos agora com o seu álbum de estreia. A notícia, recebida por e-mail, despoletou em mim uma estranha ansiedade e memórias de folhas amarelecidas, de um Outono que trouxe com ele algumas mudanças radicais.

As características musicais mantêm-se, voz feminina sedutora, intrigante, negra e luminosa ao mesmo tempo, unida a um tapete sonoro comandado por sintetizador e capaz de construir melodias nada lineares, uma amálgama positiva para os sentidos e que tanto nos faz querer mexer o corpo como nos deixa estáticos a braços com a nossa introspecção e a olhar feitos parvos para o infinito. Gosto disto.

O álbum é absolutamente dado a energias que nos levitam e constrói uma narrativa desde o início que é visível tanto no nome da primeira música como no caos envolto em ruído que nos arrasta com ele. Ficamos expectantes, o ritmo sobe durante alguns temas, reduz pouco depois, movimentos lentos com as mãos, deixamo-nos ir. ‘Another Life’, que dá nome ao álbum, forma um bloco central precioso com as três músicas seguintes. É também por esta altura que os eventuais receios e comparações qualitativas em relação à magnificência de ‘Parallels’ se desvanecem. Isto não é uma repetição da fórmula de sucesso, não, isto é uma banda que amadureceu da melhor maneira e o que ouvimos agora é mais um passo nesse maravilhoso processo evolutivo. Por alturas de ‘Take Me Home’, sentimos de perto o carácter épico que nos transmite a voz, na maneira como a música cresce, para depois recebermos de braços abertos, como se de um transe se tratasse, o contágio da cadência maquinal de ‘Cruel Intentions’.

Como a banda nos diz no tema ‘Offering’, esta é a sua oferenda, para nós, para quem desejar mergulhar nestas águas maravilhosas, de azul e verde, de tons que não percebemos e que nos encantam, que nos inquietam da melhor maneira, tornando-nos transparentes e verdadeiros connosco próprios. Um disco especial este, no mínimo, que está disponível para download ao preço que desejarem durante uma semana.

Facebook: https://www.facebook.com/blackcitylights
Bandcamp: http://blackcitylights.bandcamp.com/

Opinião: Black City Lights - Parallels EP