Opale - L'Incandescent (2013)

01. Paris, TX
02. Sparkles and Wine
03. Cutting Edge
04. Hold You Tight
05. Delusion 44
06. El Oscuro Deseo
07. Lost Spirits
08. Les Champs Magnétiques
09. Sparkles and Wine (Extended Mix)
10. Les Champs Magnétiques (Luminous Version)





Repleto de melodias tão gélidas como hipnóticas, o álbum de estreia deste duo feminino chega-nos da França para nos levar com ele para um encontro até ao desconhecido.

A jornada inicia-se com uma introdução ambiental e é nesses campos que se trilham vários dos caminhos deste disco, nos sintetizadores que constroem encantos em forma de repetição. Noutros, é a voz que conduz o ritmo e que oferece asas de anjo à forma como as palavras são entoadas. Quando damos por nós o álbum já vai a meio e perdemos a noção do espaço e do tempo. É um fenómeno no mínimo curioso e um sinal que a organização do alinhamento do disco não é um acaso, mas também que a música é propícia à criação de imagens mentais.

O fascínio que alguns dos temas nos provocam reside no equilíbrio perfeito entre as diferentes nuances e paletes sonoras, assim como no crescendo eficaz que parte da vertente ambiental para culminar posteriormente em ritmos mecânicos dançáveis na mesma música. ‘Hold You Tight’, ‘Lost Spirits’, ‘Sparkles and Wine (Extended Mix)’ e Les Champs Magnétiques (Luminous Version)’, por exemplo, são um espelho perfeito destas delícias preenchidas com os mais belos pormenores e que rumam até ao almejado clímax.

L'Incandescent é um disco inesperado, que nos conquista de surpresa. Soa familiar e, ao mesmo tempo, soa-nos distante, de outro planeta, no melhor dos sentidos. A sensação é reconfortante e podem experienciá-la de forma gratuita em formato streaming nas páginas bandcamp e soundcloud que partilho mais abaixo.

Facebook: https://www.facebook.com/opalopaleopale
Soundcloud: https://soundcloud.com/opaleopale/sets/incandescent
Bandcamp: http://stellarkinematics.bandcamp.com/album/lincandescent