Atiq & EnK - Fear of the Unknown (2013)

01. Stay with the Familiar
02. Moonlit Tea Party
03. Slow Clouds
04. My Obligation
05. The Glass Kingdom
06. Like An Angel's Feather
07. Sim One
08. What Was That
09. Three Minutes
10. Shards of Brilliance
11. The Moment of Truth





Lançado pela editora Tympanic Audio, o álbum de estreia deste duo holandês revela-se como uma experiência estimulante a todos os níveis para os amantes de sonoridades electrónicas mais experimentais.

Pontuados por samples e ritmos dissonantes recheados de pormenores, os temas fluem de maneira soberba e oferecem-nos uma narrativa sensorial com um princípio, meio e fim. Houve nitidamente um cuidado nesse sentido à excepção do último tema mas já lá iremos. Existem músicas de cariz mais ambiental, outras com influências industriais, algumas em que se sente um baixo de características dubstep e outras em que se ouve tudo misturado ou vozes que surgem do caos sonoro para nos falarem ao ouvido e que desaparecem tão depressa como surgiram minutos antes. É um disco que prende a nossa atenção de forma soberba.

O quinto tema, ‘The Glass Kingdom’, com um ambiente que nos lembra tanto um carrossel como uma caixa de música, serve como uma espécie de interlúdio para a segunda metade do álbum que começa com coros de vozes misturados com ritmos maquinais endiabrados, para de seguida nos brindar com uma narrativa incomodativa à base de samples em ‘Sim One’. Atmosférico e cinemático, esta última faixa causa-me sempre uma estranha e intensa actividade nas sinapses.

Oficialmente, o álbum na minha opinião termina com ‘Shards Of Briliance’, já que a última música estraga todo o ambiente conseguido até então com uma voz em registo hip-hop cliché que nada tem a ver com o resto do álbum, o que é uma pena.

Para quem estiver interessado, podem ouvir o disco em formato streaming na página bandcamp da editora que partilho mais abaixo. É uma experiência que merece a pena apesar do gosto algo amargo que nos deixa o último tema após sermos brindados com o conteúdo tão primoroso que vem antes.

Site oficial: http://www.atiq-enk.com/
Facebook: https://www.facebook.com/atiqenk
Bandcamp: http://tympanikaudio.bandcamp.com/album/fear-of-the-unknown