2 de Março // Protesto de Solidariedade // Portugal em Budapeste


O dia 2 de Março foi marcado em Portugal por nova onda de protestos e manifestações contra a austeridade e as políticas impostas pelo actual governo português. Um executivo ao serviço da TROIKA e de interesses cada vez mais obscuros e ilegítimos, tem em si um desrespeito pelas pessoas, uma impreparação e uma falta de ética como há muito não se via. Mais do que falar dos números ou de análises que em si nada nos trazem como tem sido apanágio de quem tenta menosprezar estas iniciativas, falemos antes desta nossa pequena acção de solidariedade em Budapeste para com este descontentamento generalizado.


Juntamente com outros emigrantes portugueses radicados em Budapeste e com alguns cidadãos húngaros que se juntaram à causa, a ideia desta acção partiu do investigador e historiador José Reis Santos e tudo começou com os preparativos entre todos onde reinava a alegria e a esperança por um amanhã melhor. Impressão de cartazes, frases e da letra em português e em húngaro da canção 'Grândola Vila Morena', o ambiente lembrava as histórias que nos contavam dos preparativos que ocorriam em caves do que viria a ser a revolução de 1974. Posto isto, fomos para a rua.


Colocados numa das praças e zonas mais conhecidas da cidade, cantou-se com emoção a versão original da música e, logo depois, uma versão traduzida para húngaro que causou alguns risos naturais pela dificuldade da tarefa. A minha função foi tentar capturar alguns dos momentos em vídeo e em fotografia o que não foi tarefa fácil já que conjugar as duas vertentes ao mesmo tempo nem sempre é exequível. Para ajudar andámos a mudar de casa na mesma altura e o meu computador está cada vez mais nas últimas. Visto que já existem vídeos partilhados do momento, ficam aqui algumas fotografias e as restantes podem vê-las no meu portefólio, aqui.

Aqui ficam também alguns dos vídeos já partilhados por outras pessoas: