Haq - Nocturnals (2013)

01. bees in my feet
02. retrospect
03. learning how to fall
04. riverend
05. zuyder
06. that's just like the same
07. are you the elephant factory?
08. jikan ga nai
09. sleeper
10. lifted
11. the birds are eating the sun
12. poison tree





Voz feminina, texturas sonoras experimentais, o nome deste projecto musical da editora Bearsuit Records simboliza a colaboração do músico Harold Nono com o duo N-qia. Começar a descrever a experiência deste disco é tão plausível como falar de ritmos dissonantes e pouco lineares, de guitarras ensurdecidas num caos electrónico com tapetes vocais estranhos.

Quando pensamos que um tema segue um trajecto que conhecemos somos surpreendidos no minuto seguinte por uma viragem de rumo. É uma sensação de desconforto, desorienta-nos e isso, sem qualquer explicação verosímil, acaba por ser um dos maiores encantos deste registo.

Em dados momentos parece até que a música nos embala em direcção a uma calma embebida num líquido convidativo à plasmólise dos canais auditivos. Noutros parece que ouvimos um órgão ou um acordeão numa rua de Paris para de seguida tudo se perder numa massa de ruído com um desejo voraz de nos fazer dançar com batidas quebradas.

‘Nocturnals’ é um disco surpreendente não haja dúvida. Incansável nessa missão, atinge também o objectivo de nos hipnotizar e de nos fazer ficar com os olhos muito abertos como se estivéssemos perante uma estranha e caótica revelação. Fascinante.

Bandcamp: http://bearsuitrecords.bandcamp.com/album/nocturnals