Almost Charlie - Tomorrow's Yesterday (2012)

01. Hope Less
02. Open Book
03. Sandsong
04. Man Without A Home
05. A Nice Place To Die
06. Tomorrow’s Yesterday
07. Still Crazy 'Bout You After All These Years
08. Cummings
09. Youth Is Wasted On The Young
10. Undertow
11. When Venus Surrenders



Lançado no ano passado nos Estados Unidos, o novo álbum dos Almost Charlie tem agora em Janeiro de 2013 a sua estreia oficial no mercado europeu e que maravilha que ele é. Ao ouvir o disco vieram-me à cabeça alguns pensamentos recorrentes como certa música ser apreciada de forma diferente quando temos outra maturidade ou idade. É uma ideia estranha e soa a cliché, mas é o que me ocorre não só com a delicadeza e sensibilidade deste Tomorrow's Yesterday como também com os discos de outros artistas que têm marcado presença por aqui.

A sonoridade pop/folk continua a recordar-nos tanto uns Beatles como Simon & Garfunkel, como a doçura e intimismo de um Nick Drake por exemplo. A voz é um encanto, complementada pelo dedilhar acústico das guitarras e da execução exímia dos restantes instrumentos, um cuidado genuíno nas composições e harmonias que nos embevece os ouvidos. As referências literárias nas letras, assim como as inúmeras metáforas, são outro pormenor que fica na cabeça.
A voz é um encanto, complementada pelo dedilhar acústico das guitarras e da execução exímia dos restantes instrumentos, um cuidado genuíno nas composições e harmonias que nos embevece os ouvidos.
Temos espaço para momentos frágeis e bonitos como ‘Undertow’, ‘Still Crazy 'Bout You After All These Years’ (um dos meus temas favoritos) ou ‘Sandsong’, como também para ritmos que nos contagiam o corpo da melhor maneira. ‘Open Book’, ‘Man Without A Home’ ou Youth Is Wasted On The Young (outra favorita) são bons exemplos neste último campo. O tema que dá título ao álbum, situado no centro do alinhamento, é outro ponto de destaque com uma melodia intrigante que tanto nos provoca uma certa melancolia como memórias de um psicadelismo que convida a viagens com a mente.

Tomorrow's Yesterday chega-nos através de uma das minhas editoras de culto, Words On Music (For Against, The Lucy Show, The Meeting Places, etc.) e assume-se como mais um disco essencial que chega no momento certo, uma surpresa recebida com um sorriso e como um sinal que devo persistir em certos caminhos apesar das encruzilhadas sinuosas da vida.

Site oficial: http://www.almostcharlie.com/
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Almost-Charlie/204988196188136
Soundcloud: https://www.reverbnation.com/almostcharlie

Músicas a destacar: Open Book, Tomorrow’s Yesterday, Still Crazy 'Bout You After All These Years, Youth Is Wasted On The Young, When Venus Surrenders



Opinião: Almost Charlie - The Plural of Yes