Exitmusic - From Silence (2011)

1. The Sea
2. The Modern Age
3. The Hours
4. The Silence











Mudança de país, necessidade de adaptações bruscas, a realidade assume com esplendor todo o seu conceito volátil. No meio do turbilhão da nossa emigração de Portugal para a Hungria em 2012, mais concretamente de Lisboa para Budapeste, a música assumiu uma importância extrema. Centro de apoio, escape, inspiração, companhia para sentir o silêncio da cidade quando esta se ausenta dos sons que nos rodeiam, dos locais com histórias para contar nas fachadas dos prédios. O disco From Silence dos Exitmusic, EP com quatro temas de cortar a respiração, chegou até mim pela primeira vez através do privilégio de escutar uns meses antes do lançamento oficial, em formato de download gratuito, o tema “The Sea”. Pouco depois, descobri por acaso um vídeo realizado para ilustrar essa música que usava filmagens da obra The Mirror de Andrei Tarkovksy. O fascínio foi imediato.


Fiquei de tal modo impressionado que este seria um dos primeiros discos que acabaria por encomendar e chegar até nós em formato físico à nossa residência em Budapeste, mesmo eu já o tendo anteriormente em versão digital através da editora. Não só porque adoro este pequeno registo, como para apoiar a música do duo que compõe este projecto, como até para o usar nas noites em que exercia a minha actividade como DJ.

From Silence transcende qualquer descrição que possamos fazer da beleza que se encontra no seu interior.
Se “The Sea” é hipnótica, urgente após o crescendo inicial e consequente explosão sónica, assim como misteriosa devido à oscilação do ritmo, a força da natureza da voz de Aleksa Palladino (familiar para quem conheça a série de televisão Boardwalk Empire) que entra em nós e nos sussurra palavras e sons, o resto do disco não lhe fica atrás. “The Modern Age”, logo a seguir, apanha-nos de surpresa, em que a voz surge com uma tonalidade diferente e a música com uma cadência que assume contornos quase épicos que nos impelem a dançar.

Ainda só estamos na primeira metade e já estamos conquistados pela doçura da voz, pelos ritmos não lineares e pelo uso de melodias pouco convencionais. A música dos Exitmusic ultrapassa rótulos e géneros. “The Hours” só vem aprofundar ainda mais esta sensação, com uma premência calma, quase próxima dos terrenos do que se apelidou de dreampop/shoegaze, mas que acaba por ser muito mais do que isso e outro argumento de bonito que se entranha na pele. A faixa seguinte, que acaba por dar o nome a este EP, é um culminar de todas estas sensações que ameaçam prender-nos a respiração.

Propício aos arrepios que já são uma característica de muito do que se partilha neste blogue, From Silence transcende qualquer descrição que possamos fazer da beleza que se encontra no seu interior.

Página oficial: http://weareexitmusic.com/
Editora: http://www.secretlycanadian.com/artist/?name=exitmusic
Facebook: https://www.facebook.com/weareEXITMUSIC/