Screen Vinyl Image - Strange Behavior (2011)

01. We Don't Belong
02. Revival
03. Stay Asleep
04. My Confession
05. Station 4
06. Rx
07. New Visions
08. Night Trip









É uma tendência natural, a de encontrarmos álbuns que nos marcam já perto do final do ano. Os Screen Vinyl Image são uma das minhas várias bandas de culto, com presença regular nas noites que efectuo como DJ ou em processos criativos ligados à escrita, vídeo e podcasts.

Strange Behaviour, lançado muito recentemente pela editora Custom Made Music, é mais um passo no processo evolutivo neste projecto filiado na escola mais ruidosa do género shoegaze, que tem também em si uma mistura de outras vertentes como os sintetizadores harmoniosos e dançáveis da new wave. O ataque sónico não se faz esperar e após meros segundos somos assaltados pelas guitarras de ‘We Don’t Belong’, que dá mostras de um gosto pela melodia que se encontra cada vez mais apurado nesta banda.

Imersos em torrentes de caos, alguns temas dividem o comando entre a guitarra e os sintetizadores. Estes últimos assumem um papel crucial no equilíbrio do álbum entre os temas mais acelerados e os que convidam a danças menos frenéticas, como também são responsáveis por momentos de ruído absolutamente deliciosos. Um belo exemplo é a faixa ‘Stay Sleep’, que já conhecia do excelente single ‘Too Much Speed’, e que prima por uma primeira parte encantadora, mais calma, para desembarcar minutos depois numa segunda parte que é tão hipnótica como ruidosa.

Esta mistura de ritmos e sensações é um dos encantos do disco. Raramente percebemos o que a voz masculina nos diz no meio da distorção de efeitos por exemplo, mas há qualquer coisa de inexplicável na música, um poder com desígnios de mistério, que acaba por falar para dentro de nós na mesma. ‘Night Trip’, que encerra o álbum, é um culminar de tudo isto. Dançável, com uma melodia que fica no ouvido, tem tudo para ser um sucesso nas pistas de dança mais alternativas ou em qualquer rádio aberta a apostas menos óbvias.

Imensamente sedutor, ‘Strange Behaviour’ é um dos meus destaques pessoais para este ano.

Site Oficial: http://screenvinylimage.com/
Bandcamp: http://screenvinylimage.bandcamp.com/album/strange-behavior

Vídeo -> "Night Trip": http://www.youtube.com/watch?v=YiMciCWKjU4
Vídeo -> "Rx": http://www.youtube.com/watch?v=T4uZUu_SpX0