Fim-de-semana | djing | Agito e ADN

Os nomes, antes a descoberto nas playlists, escondem-se agora no segredo de quem marca presença, ou nas acções de quem tem um interesse maior do que o acaso. Tendência natural, eles surgem em tempos recentes nestes cartazes, numa mudança de abordagem na maneira como se tenta publicitá-los.

As bandas, os prazeres da incógnita, continuam a ser um aspecto central destas noites e de outras iniciativas. É uma inspiração tão consciente como inconsciente, de tempos idos, de certos locais conhecidos como alternativos para a época e que no meio do prazer da música erguiam as suas publicidades centradas em nomes. Mas é uma inspiração com olhos postos no futuro e num caminho próprio, que recusa nostalgias fáceis e lugares comuns, ou plágios de espaços e temáticas. No fundo, é o que retiro desses tempos, numa aprendizagem meramente pessoal, que proporciona momentos irrepetíveis.

A noite anterior no ADN deu direito a exaltações, a danças perdidas, a sorrisos, cumprimentos vários, como também houve quem chorasse no calor das emoções. É um percurso de continuidade. Passas som para quem gosta de música, para quem conhece ou mesmo para quem desconhece, és um dj alternativo e não comercial, diz-se, numa conversa já posterior ao frenesim. Poderá haver lugar para todos penso, desde que funcione, e já se provou imensas vezes que funciona, em inúmeros contextos, desde que nos deixem.

Noutra variante, o Agito é palco de outras experiências, ambiente de bar é propício a isso. Depois de um regresso que serviu como que reabituação à casa após um período de ausência, esta Sexta promete algumas mudanças subtis, fruto não só de questões relacionadas com discos, como de opção própria.

Os novos EPs dos Glass Vaults, Motorama e dos Bad Passion, ou o álbum de estreia dos Heligoland, têm boas hipóteses de aparecer nestas noites, assim como muitos dos nomes que já vão sendo presença habitual, sejam os presentes neste cartaz, ou os que nos acompanham noutros contextos e ocasiões.

Fica ao vosso critério aceitarem mais este convite para ouvirem um pouco de música, para dançarem, ou para o que seja que o momento dite na hora.

N.M. ALMEIDA
6ª Feira | Agito | Rua da Rosa, 261 Bairro Alto - Lisboa | 22:00-03:00
Sábado | ADN | Travessa da Anunciada, 14 Setúbal | 03:00-06:00