Static - Freedom of Noise (2011)

01. Introduction
02. Stubby Fingers
03. Freedom Of Noise
04. The Heimlich Manoeuvre
05. The Boy Who Ran Into The Sun
06. Sad Rocket
07. Sister Pain
08. Collage, Holz, Papier 2
09. Corazon, Cristal
10. Gitarre Melancholisch






Da Alemanha chega-nos um dos discos mais interessantes que pude ouvir recentemente. Com doses equilibradas entre o experimental, pop e jazz, os ritmos assentam numa base electrónica e lembram a espaços alguns dos resultados do seu compatriota Apparat. Essas pequenas semelhanças encontram-se principalmente nas canções onde marca presença uma voz masculina, mas no geral Static percorre o seu próprio caminho.

É um disco que mantém do início ao fim uma atmosfera tão particular como coesa. Por vezes ameaça testar-nos a paciência quando os ritmos começam a apostar em loops experimentais, como se a cada instante existisse um aviso a relembrar-nos que devemos estar atentos e a não esperar um porto seguro, familiar ou previsível. A produção ajuda imenso nessa construção, na narrativa que nos chega aos ouvidos.

‘Freedom of Noise’ é uma experiência sonora. Tanto pode ser acessível como causar reacções típicas de alguém perguntar se o disco estará riscado. Requer atenção, tempo, uma vontade em sairmos daqui durante alguns minutos, envoltos nos estímulos em forma de música. É um disco recompensador, um pequeno segredo que gostamos de partilhar com quem nos é querido tão só porque consegue ser bonito no momento certo.

Site oficial: http://www.static-music.com/
Editora: http://www.media-loca.com/static