Husky Rescue - Ship of Light (2010)

01. First Call
02. Sound Of Love
03. Fast Lane
04. Wolf Trap Motel
05. Man Of Stone
06. When Time Was On Their Side
07. Grey Pastures Still Waters
08. We Shall Burn Bright
09. They Are Coming
10. Beautiful My Monster

Em 2007, o segundo álbum dos finlandeses Husky Rescue foi dos que mais me surpreendeu pela positiva, na conjugação das melodias folk com outros elementos, alguns deles dando uma atmosfera que tanto ia do especial ao bonito e incomodativo (no bom sentido) consoante os casos. Algo que já se podia observar também nesse disco, o toque pop de algumas faixas conferiam ao todo uma frescura diversificada e contagiante, que se mantém neste novo registo, assim como se nota um aumento dos elementos mais electrónicos no mesmo, sem que isso signifique alguma perda de identidade por parte da banda, pelo contrário, sentindo-se uma continuidade lógica para quem conhece o percurso deste projecto.

Mesmo assim, a impressão inicial, especialmente no que toca à capa e artwork, que sempre pautaram por serem maravilhosos e algo diferentes da norma nos álbuns anteriores, não foi a melhor, já que nesse departamento ‘Ship of Light’ deixa a desejar. Implicância minimalista talvez, mas não deixa de ser algo que reparei. De qualquer modo, os receios que pudessem existir foram rapidamente desfeitos após a faixa inicial, que serve de introdução para um dos temas mais fortes do disco, nomeadamente ‘Sound Of Love’, que é também uma das músicas que mais tenho ouvido durante estes tempos. Muitos dos elementos que caracterizam a banda estão aqui, a voz feminina que nos gela os ossos, o ritmo a pender entre o disco, a electrónica contagiante, uma certa sensualidade e uma fragilidade que não nos deixa indiferentes. Logo de seguida somos brindados com ‘Fast Lane’, outro tema forte, dos mais acelerados e igualmente dançável, o que nos poderia fazer ponderar se os Husky Rescue teriam abandonado de vez aqueles ambientes mais calmos e delicados de antigamente.

‘Wolf Trap Motel’, aparecendo assim após as referidas faixas anteriores, é das mais bonitas, com uns três minutos cinemáticos de introdução, calmos, até aparecer a voz, feminina, que encanta e arrepia, especialmente na maneira como encadeia as palavras, em conjunto com a mudança de melodia que acontece nesse momento. Por esta altura, também começamos a perceber que podíamos destacar todo o disco, que este funciona particularmente bem como um todo e que varia entre as alturas mais ritmadas e as que nos fazem pensar, relaxar ou simplesmente pegar no carro e andarmos a conduzir por aí, especialmente à noite. É como se as luzes da cidade ficassem diferentes com o acompanhamento da música.

Fica então a sugestão e a dica que este é um dos discos que podem contar ouvir nas próximas noites de música a meu cargo, a próxima ocorrendo já este Sábado no Mexe (mais detalhes daqui a umas horas).

Site oficial: http://www.husky-rescue.com
Myspace: http://www.myspace.com/huskyrescue

Vídeo para a faixa "Sound Of Love":
http://www.youtube.com/watch?v=iPX9G3GwlwQ
Vídeo/Teaser para a faixa "We Shall Burn Bright":
http://www.youtube.com/watch?v=WxDE14FtOd4