Asobi Seksu - Hush (2009)

01. Layers
02. Familiar Light
03. Sing Tomorrow's Praise
04. Gliss
05. Sunshower
06. Risky And Pretty
07. In The Sky
08. Mehnomae
09. Glacially
10. I Can't See
11. Me & Mary
12. Blind Little Rain


Os primeiros segundos deste disco, com a sua delicadeza e melodia doce, parecem anunciar a chegada do Pai Natal tal a sonoridade que nos entra nos ouvidos, ou quem sabe a Páscoa aproveitando a proximidade da mesma. Brincadeiras aparte, faz mesmo lembrar essas alturas do ano o primeiro tema, anunciando também uma certa mudança estilística em relação ao álbum anterior dos Asobi Seksu, o muito recomendável ‘Citrus’ de 2006.

A voz de Yuki Chikudate aparece agora em grande plano, mais límpida e solta, cantando com uma urgência e força como não acontecia totalmente no passado, juntando-se a isso uma doçura pop em muitos dos temas, em detrimento das fases mais ruidosas à base de guitarras de antigamente, apesar delas continuarem a existir na mesma, o que poderá decepcionar alguns fãs. Basicamente, quem adorar as músicas ‘Thursday’ ou ‘Goodbye’ de ‘Citrus’, vai encontrar em ‘Hush’ o seguimento das mesmas, já que muitas das músicas seguem a mesma linha, o que ajuda a existir uma certa sensação de coesão durante todo o disco, mas ao mesmo tempo de familiaridade, o que pode saturar a longo prazo por faltar uma certa variedade apesar da candura e beleza de grande parte dos temas.

‘Hush’ esteve muito tempo a marinar por aqui, em que fui adiando escrever algumas palavras sobre ele até digerir totalmente o que me ia oferecendo a cada dia. Actualmente, considero-o um dos discos que mais me tem encantado este ano, numa linha pop/rock com influências shoegaze, que me lembra os Cocteau Twins a espaços, assim como a fase mais recente dos Blonde Redhead na 4AD.

Site oficial: http://www.asobiseksu.com
Myspace: http://www.myspace.com/asobiseksu

Vídeo para a faixa "Me & Mary":
http://www.youtube.com/watch?v=KYuDBdVj8_k

2 comentar

Click here for comentar
paxxxeco
admin
08 abril, 2009 12:01 ×

ainda não me refiz do Citrus para encarar este novo take dos Asobi Seksu. daqui a uns meses, e quando já estiver apto, abro-lhe as portas. digo isto porque não achei grande piada ao primeiro embate, mas como lhes guardo estima prefiro dar-lhes tempo.

Reply
avatar
08 abril, 2009 14:15 ×

Algo me diz que foi por aí também a razão porque demorei algum tempo a escrever sobre este 'Hush' e a ouvi-lo melhor. A início não estava propriamente na mood para o que ia ouvindo, o que na altura também aconteceu um pouco com o Citrus, mas depois lá foi batendo de outra maneira.

Acho que em ambos as faixas tendem a funcionar melhor quando ouvidas isoladamente, caso contrário tende a saturar.

Reply
avatar