Her Vanished Grace - Blue (2009)

1. Blue
2. Slip Away
3. Angel
4. Rush
5. Remember
6. Youth
7. Safe
8. Disappear
9. Sirens
10. Countdown
11. Outside In
12. I Do


O álbum anterior da banda, ‘Twilight’, surgiu em 2007 e rapidamente tornou-se um dos meus favoritos, apesar de só ter tido contacto com ele em 2008. Sem saber muito bem o porquê, a par dos Tilbury On Cloves, que descobri na mesma altura, acabei por nunca falar aqui muito em concreto sobre ambos os projectos ou algum disco dos mesmos, o que irei tentar redimir-me neste momento, já que ambos têm uma importância pessoal de nota, não sendo mera coincidência eles aparecerem em grande parte das sessões de música que efectuo.

Este ‘Blue’ é já o 12º álbum da banda, com esta a centrar-se na força criativa do casal Nance e Charlie Nieland, com ambos a dividirem também a função de vocalistas ao longo dos discos, sendo nessa dualidade entre voz masculina e feminina que reside uma das características chave deste projecto.

A sonoridade da banda mistura sensibilidades pop com descargas de guitarra, remetendo-nos, por vezes, para alguns projectos rock de carácter alternativo dos anos 90, como são o caso dos saudosos Lush por exemplo, onde as vozes encaixam na perfeição com a parte rítmica das melodias.

O disco começa logo com a faixa título, por sinal uma das mais fortes, embalando-nos na sua melancolia e ritmo relativamente calmo, sentindo-se como o seguimento lógico da arrepiante ‘Alone’, que encerrava o álbum anterior. Começar as hostilidades com um tema forte comporta sempre riscos como o resto viver na sombra do mesmo, mas felizmente isso não acontece aqui, pelo contrário, assim como é notório a existência de um equilíbrio entre temas mais rápidos e urgentes, e os mais calmos e dados a reflexões. No que toca a outros destaques, ‘Disappear’ é outra das minhas faixas favoritas, assim como ‘Remember’, ‘Angel’ ou ‘Countdown’, esta última contendo uma base rítmica viciante a cargo dos outros dois membros de peso da banda, nomeadamente Maria Theodosiadou e Billy Loose.

‘Blue’ é um dos discos mais sólidos que já tive oportunidade de ouvir deste projecto, embalando-nos com a sua música que tanto nos lembra uma época que merece ser recordada mais vezes, como algo muito próprio devido ao cunho pessoal e identidade que a banda já demonstra ter encontrado há bastante tempo.

Site oficial: http://www.hvgrace.com
Página myspace: http://www.myspace.com/hvgrace

2 comentar

Click here for comentar
11 fevereiro, 2009 09:49 ×

12 albuns?
jaysis.
Nao me perguntes porque, mas desconfio enormemente de bandas que com tao pouco de tempo de existencia (relativamente, claro esta...) tem tanto material editado. E mais desconfio de bandas que lancam albuns quase anualmente.
Bem, os The Smiths fizeram mais ou menos isso, mas nem todos sao o Morrissey e o Johnny Marr... :D

Reply
avatar
11 fevereiro, 2009 16:18 ×

Estes lançam albuns de dois em dois anos, conforme. :p

Reply
avatar