The Postal Service - Give Up (2003)

1. District Sleeps Alone Tonight
2. Such Great Heights
3. Sleeping In
4. Nothing Better
5. Recycled Air
6. Clark Gable
7. We Will Become Silhouettes
8. This Place Is A Prison
9. Brand New Colony
10. Natural Anthem

Falar de música é sempre algo de muito complicado visto que tudo tem a ver com sensações, os momentos em que ouvimos as músicas e, essencialmente, a individualidade e maneira de ser de cada pessoa. Mas por vezes há obras que transcendem um pouco fronteiras e consequem agradar a qualquer pessoa, sendo este álbum um desses casos.

Give Up dos Postal Service é um album filiado na electrónica em termos de tapetes sonoros, conseguindo transmitir uma estranha alegria misturada com melancolia no decorrer de todo o álbum devido às melodias viciantes, que tanto fazem um corpo querer dançar como a dada altura ficamos a olhar para o nada e apenas nos deixamos ir, mas também pela dualidade de vozes e tom empregado pelo vocalista masculino que é acompanhado por uma segunda voz feminina na maior parte das faixas.

O início calmo dá o mote e desafiamos qualquer pessoa a não começar a mexer a cabeça ou um dedinho sequer por alturas da segunda faixa, a excelente Such Great Heights, na qual só apetece cantar lalala na altura do refrão e agradecermos por estarmos vivos, mesmo que continue a haver a tal sensação melancólica por tempos e momentos que já lá vão difícil de explicar por palavras, mas que faz todo o sentido ouvindo o álbum e que mantém-se do início ao fim. A maior parte das faixas tem um ritmo contagiante e não por terem trezentas mil batidas por minuto, mas sim pela subtileza das melodias, assentes em batidas calmas, simples e num trabalho delicado dos sintetizadores.

Essencialmente este é daqueles álbuns em que a palavra bela faz todo o sentido. Tanto dá vontade de chorar como dançar, de ouvir num quarto como numa pista de dança, um registo intemporal que promete agradar a qualquer tipo de pessoa, qualquer que seja a idade.

O álbum esteve à venda nas Fnacs, mas existe sempre a alternativa de o mandarem vir de fora, como no meu caso que o encomendei na CD WOW.

Para os mais curiosos, aqui fica o vídeo da excelente Such Great Heights: http://www.youtube.com/watch?v=hMOkfI7wCrI

Site oficial da banda aqui: http://www.postalservicemusic.net

Myspace: http://www.myspace.com/thepostalservice