Julian Fane - Our New Quarters (2007)

1. Our New Quarters
2. New Faces
3. Youth Cadet
4. Moon Is Gone
5. Downfall
6. Jonah The Freak
7. Break And Enter
8. Rattle
9. Among The Missing
10. Plastics For A Heart


Thom Yorke, Sigur Rós, Electric President, estas são algumas das coisas que me vieram à cabeça ao ouvir o segundo álbum de Julian Fane, tal como já tinha acontecido no anterior Special Forces, muito pela voz frágil do senhor, que em algumas faixas é assustadoramente parecida à do vocalista dos Radiohead. Mas hey, se fossemos por aí, hoje em dia poucas são as coisas que não são parecidas a outras, sejam recentes como do passado.

A sonoridade anda entre a electrónica suave e pop (amantes da fase Kid A dos Radiohead vão sentir-se em casa), notando-se que neste segundo álbum Julian canta mais e há faixas que se aproximam de um formato mais tradicional de canção, apesar de ser complicado percebermos o que ele diz tal o timbre e maneira de cantar, a não ser que usem as letras impressas no inlay do CD.

O ambiente do álbum é algo opressivo por vezes, depressivo e meio desesperado noutras alturas por causa da tal voz e das melodias empregues, mas no final não nos deixa tristes, percebendo-se, digamos assim, que existe luz ao fundo do túnel.

As faixas favoritas têm tendência a mudar consoante a ocasião, havendo desde a excelente “The Moon Is Gone” (que poderá enquadrar-se bem em bares e pistas de dança menos convencionais), a outras mais calmas com ambiente peculiar, como a “Among the Missing”, uma das faixas que adoro.

Na altura mandei vir este CD através dos revendedores da Amazon UK, mas a Fnac também o tinha à venda recentemente.

Para ouvirem algumas das faixas do álbum, site myspace aqui: http://www.myspace.com/julianfane.