Bright Eyes - Digital Ash In A Digital Urn (2005)

bright-eyes.jpg1. Time Code
2. Gold Mine Gutted
3. Arc Of Time (Time Code)
4. Down In A Rabbit Hole
5. Take It Easy (Love Nothing)
6. Hit The Switch
7. I Believe In Symmetry
8. Devil In The Details
9. Ship In A Bottle
10. Light Pollution
11. Theme From Pinata
12. Easy/Lucky/Free


Os Bright Eyes são daquelas bandas que achei piada a algumas faixas dos álbuns anteriores mas nunca me interessei seriamente em arranjar os mesmos, com isso a mudar neste caso, num álbum lançado em simultâneo com outro que seguia a onda mais habitual da banda, que para agora não interessa.

Em Digital Ash vemos a banda a enveredar por um caminho diferente, a usar máquinas em conjunto com instrumentos tradicionais, assim como encontramos colaborações de membros dos Postal Service e Yeah Yeah Yeahs, com o álbum a lembrar por vezes o experimentalismo de um certo Kid A dos Radiohead com outros momentos pop mais convencionais. A voz do vocalista lembra em algumas alturas a de Robert Smith dos Cure e para algumas pessoas pode demorar um pouco até se tornar agradável devido ao timbre peculiar, mas a música é que já não tem muito a ver com essa banda.

Este álbum tem muito que se lhe diga e pouco depois da intro as palavras “shh shh, don’t talk” proferidas pelo vocalista fazem todo o sentido pedindo a nossa atenção. Uma banda que por terras do Tio Sam até é algo popular mas que por cá nem se ouve assim tanto, ou pelo menos eu não tive esse sorte. Se bem que realmente este álbum foi mesmo o único que me tocou deles not sure why, apesar de ter dividido as opiniões dos fãs devido a ser diferente.

Já agora, a Fnac (eu comprei-o na do Chiado) baixou recentemente o preço deste CD, por isso é de aproveitar para quem esteja eventualmente interessado.

Página myspace: www.myspace.com/brighteyes

Site oficial: http://www.thisisbrighteyes.com

Vídeo para a faixa “Gold Mine Gutted”: www.youtube.com/watch?v=Go5zRre_Y-4