Novas sugestões para as retinas: 12 de Julho


O blogue foi de férias? Deixado ao abandono? Perguntas legítimas. A resposta é negativa para ambas. Elaboração de um logótipo, construção de um website relacionado com moedas digitais/criptografia, participação em feiras, manutenção e criação de materiais para entidades, entre outros. Há que pagar contas e os caminhos para esse fim são diversos, ocupando tempo e disponibilidade mental. O novo livro em curso, sem data de término, também não ajuda. Romance-ensaio? Romance de tese? Nada disto? Imagino os sinais de alerta a dispararem com a menção a certos géneros literários. A única certeza que posso continuar a avançar é “romance” devido à forma como a narrativa se desenrola, não pelo número (incerto) de páginas, critério usado erroneamente, por vezes, para distinguir este género do conto e da novela. É por esta razão que podemos encontrar à venda romances com apenas 120 páginas, novelas com mais páginas do que romances (A Volta no Parafuso, de Henry James, por exemplo), contos com mais páginas do que novelas... E no meio do processo de escrita, há que reservar igualmente tempo para a leitura e releitura regular de obras, um todo a incentivar as células cinzentas. O abrandamento da minha presença aqui ou nas redes sociais, surge naturalmente.

A quebra deste silêncio aparece agora na forma destas novas sugestões musicais/visuais. A primeira, do projecto italiano Starframes, é a melhor banda sonora para um Verão idealizado que não esta coisa estranha com tons de cinzento a que temos tido direito até ao momento. O ritmo contagiante, jovial, de "Berlin is in love", integrará o alinhamento do álbum Nicht Vergessen, previsto para o Outono de 2018.



A proposta que se segue é a animação hipnótica concebida por Tara Jane Peak para o tema “Climbs” dos Broads, retirado do álbum Field Theory.



Electrónica de índole alternativa, sensual. “Halls of Stars” move-se em crescendo até que uma explosão de ritmo toma conta de nós. O nome de Chelsea Uniqorn pode parecer desconhecido, mas a sua criatividade já marcou presença anteriormente neste blogue através do colectivo Unicorn Domination do qual faz parte.



A música de Dentist remete-nos para algumas das melhores memórias dos anos 90, em que imperavam várias bandas com uma sonoridade pop/rock alternativa.



Já aqui tive oportunidade de mencionar e destacar o belíssimo vídeo para “From When I Wake The Want” de Kathryn Joseph. E como nunca é demais partilhar tal beleza, podem desfrutar novamente.



O belo vídeo para “Disarray”, dos Preoccupations, acompanha de forma soberba a melodia que nos lembra o melhor dos Echo & The Bunnymen dos idos anos 80.



Formados em 1981, os veteranos Shriekback estão de regresso. “37” é o tema que encerra o novo Why Anything? Why This?, um dos melhores discos da sua já longa carreira.