Um andróide no computador: mundo de possibilidades


Desenvolvido pela Google, Android é um sistema operativo para plataformas móveis, em particular smartphones e tablets. É igualmente um dos mais populares, a par do iOS, da Apple. Este artigo visa servir de pequeno guia para um mundo cinzento, com regras nubladas como é o da emulação, mas também como uma pequena janela que poderá ser desconhecida para várias pessoas. A ideia base é desfrutarem deste sistema no vosso computador sem necessidade de terem um telemóvel ou outro aparelho com o dito sistema operativo. E porquê? Qual o interesse disto e de onde partiu esta minha vontade e curiosidade em investigar se seria possível tal coisa?


Primordialmente, a ideia surgiu devido a um videojogo que tende a ser um dos meus escapes. Ou como costumo dizer, a brincar, um dos meus cigarros já que não fumo. E isto porque a dada altura tornava-se difícil ver as peças no ecrã reduzido de um telemóvel, com os olhos a sofrerem bastante no processo. Era óptimo se isto desse para jogar no ecrã de um computador pensei cá para comigo. Mas se essa realidade é um dos pólos de atracção, já que existe muita oferta de qualidade, exclusiva, para plataformas móveis, o potencial não termina aí. Algumas aplicações que nos mostram as notícias do dia ou artigos em destaque divididos por diferentes órgãos de comunicação, por exemplo, tendem a existir só nessas plataformas e, em certos casos, são exclusivas consoante o sistema operativo.

Como será normal, não me responsabilizo se o vosso computador decidir explodir ou morrer no processo. A decisão de arriscarem explorar este mundo é inteiramente vossa. Acrescento, também, que nem todas as aplicações Android poderão funcionar. Posto isto, continuemos.


Antes de prosseguir, há que dizer que o guia que se segue é para ambiente Windows. Para quem usa ambiente Mac, existem alternativas que poderão tentar explorar como o Nox App Player, entre outras.

O LeapDroid é um emulador do sistema Android que começou a ser desenvolvido em 2015. Tendo em conta a qualidade da emulação, não surpreendeu quando surgiu a notícia, em 2016, de que a Google decidiu contratar os criadores do emulador. Como actualmente já não é possível encontrar o programa no site oficial, podem descarregá-lo através do site Internet Arquive (Arquivo da Internet) no seguinte endereço: https://archive.org/details/leapdroidinstaller

Desfrutar de um número infindável de aplicações ou jogos (muitos gratuitos diga-se) em ecrã inteiro e em alta definição é uma das vantagens a ponderar para quem estiver disposto a ter um pouco de trabalho. Os olhos agradecem.
Ainda antes de instalarem o referido programa, há que verificar primeiro se usam o antivírus gratuito Avast tal como acontece comigo e centenas de milhar de utilizadores. Isto porque existe um conflito técnico a resolver entre os dois programas, caso contrário o vosso computador pode bloquear sempre que tentam instalar ou utilizar o LeapDroid e, já agora, outros emuladores do sistema Android. Para o resolverem façam o seguinte:

  • No Avast, desliguem temporariamente o módulo de autodefesa nas configurações > resolução de problemas.
  • Após isso, vão à pasta C:\ProgramData\AVAST Software\avast\ e carreguem em Enter.
  • Procurem o ficheiro avast5.ini, abram-no no Bloco de notas e procurem por: [Common].
  • Abaixo de [Common] escrevam a seguinte linha de texto: VirtualizationMechanisms=0
  • Façam guardar (save) ao ficheiro ini.
  • Reactivem agora o módulo de autodefesa no Avast.

O resultado final do ficheiro ini deve ser semelhante ao da imagem abaixo.


E a pergunta que se impõe agora é: este emulador corre em qualquer computador com ambiente Windows? Boa questão. Apesar de a resposta ter o seu quê de não linearidade porque cada computador tem uma arquitectura diferente e componentes a condizer, tanto para o LeapDroid como para outros emuladores do sistema Android aconselha-se uma boa máquina, mas nada como verificarem os requisitos mínimos:

  • Dual core AMD ou Intel CPU.
  • 32/64-bit Windows 7 ou superior.
  • GPU (Graphics Processing Unit) com OpenGL 2.1 ou superior.
  • Mínimo 2 GB de System RAM, 4 GB é recomendado para uma performance melhor.
  • Mínimo 2 GB de espaço livre no disco rígido.


Agora sim, podemos instalar o LeapDroid. Quando a instalação termina, se tiverem uma conta Google poderão começar a desfrutar imediatamente do emulador introduzindo os dados respectivos, caso contrário terão de criar uma. Para quem já o conhece, o ambiente Android será desde logo familiar. Aceder a aplicações ou jogos para instalar é através da loja Google Play (atenção, nenhum dos programas da loja é pirata, são todos oficiais tal como a loja em si caso exista a dúvida). O menu das definições avançadas, que aparece no fundo da barra do lado direito do emulador, requer especial atenção se necessitarem de desactivar a rotação automática do ecrã (aconselha-se) ou melhorar a resolução. Isso faz-se em “Display”. Aí pode-se desactivar a opção da rotação, assim como inserir a resolução do monitor do computador onde está instalado o emulador. Para o utilizarem em ecrã inteiro é carregar no botão respectivo no referido menu do lado direito.


Desfrutar de um número infindável de aplicações ou jogos (muitos gratuitos diga-se) em ecrã inteiro e em alta definição é uma das vantagens a ponderar para quem estiver disposto a ter um pouco de trabalho. Os olhos agradecem. A criação e partilha deste artigo partiram deste pressuposto mas não se esgotam aí. Podem usar o rato do computador invés dos dedos por exemplo. Se trabalharem em programação para este sistema operativo, esta é uma forma de testarem produtos de forma segura através de um ambiente virtual. Caso tenham um aparelho móvel com outro sistema operativo e queiram usufruir de algumas das aplicações Android exclusivas, esta é uma alternativa. Enfim, as possibilidades são algumas.

Uma pequena nota final: se têm problemas de produtividade ou tendência para o vício e distração fácil, isto pode ser muito perigoso devido à quantidade e qualidade do que há para explorar. ;)