“Histórias em Cellophane” e Moléculas”: Os podcasts e a experiência multimédia


Recompensa extra gratuita (e exclusiva) para quem apoiou a campanha de crowdfunding dos livros e motivada pelo apoio fantástico que ultrapassou largamente qualquer expectativa, estes podcasts inéditos funcionam como banda sonora imaginária para os livros, como também têm vida própria fora do âmbito deles e servem, igualmente, o propósito de ajudar a promover as bandas que lá surgem. Visto que a ligação para os descarregarem já seguiu há alguns dias, serve esta publicação para mencionar, por ordem alfabética, os projectos musicais que são passíveis de serem escutados. Seguem-se os nomes abaixo:


And Also the Trees, Archive, Austra, Be Forest, BirdPen, Black Math Horseman, Black Swan Lane, Bootblacks, Chapel Club, Christine Ott, Darkness Falls, Electric Litany, Etiquette, Evil Hand, Exitmusic, Glisk, Indian Jewelry, It's For Us, Ital Tek, Jayne Amara Ross / Frédéric D. Oberland & Gaspar Claus, Jeniferever, Nicole Blackman, R.roo, Red Painted Red, Resplandor, Port-Royal, Saycet, Shield Patterns, Shotaro Hirata, Sigur Rós, Sykoya, The Away Days, The Black Angels, The Deer Tracks, The Frozen Vaults, The Twilight Sad, Wendy Rae Fowler.

A salientar, caso exista alguma dúvida em relação a isso, que estes podcasts não serão disponibilizados online ou em mais lado algum.


Olhando para tudo o que envolveu esta campanha, em particular no que se ofereceu às pessoas/leitores, não será de admirar que o todo se assuma como uma experiência multimédia e com ligações claras à sensação de overdose que transpira deste blogue. O foco principal reside, obviamente, nos livros, mas logo aí, por muito que existam as narrativas centradas nos textos, há a interligação com fotografia, ilustração e o próprio design em geral. Há vídeos com leituras de textos, marcadores, impressões fotográficas, postais e, por fim, estes podcasts recheados de música que são eles próprios outras viagens ao sabor dos sons e que são fonte de inspiração próxima do processo de escrita. É um todo que requer tempo, pausas, atenção para ser digerido nos seus variados quadrantes, uma atitude de resistência nesta era da pressa constante, da aparente falta de tempo para o que seja, é tentar oferecer uma alternativa e algo bonito, ou muitas coisas bonitas.

Obrigado às bandas pela inspiração e a tod@s pelo apoio, assim como pelo feedback maravilhoso que tenho recebido através de palavras e imagens.