Frédéric D Oberland - Peregrinus Ubique (2015)


As cenas de um filme imaginário desenrolam-se perante os nossos olhos, fechados, com a hipnose da música e dos sons. Esta nova aventura sonora de Frédéric D. Oberland, compositor e multi-instrumentalista francês que já marcou presença anteriormente neste blogue em colaborações várias e através do maravilhoso projecto FareWell Poetry, do qual é um dos membros fundadores, convida-nos a encerrar as cápsulas do tempo.

Editado este mês pela VoxxoV Records, casa responsável por um dos melhores discos que pude ouvir este ano, o transcendental 1816 dos Frozen Vaults, este Peregrinus Ubique segue algumas das suas pisadas ambientais. O toque gélido, muito propício a esta altura do ano, é ladeado aqui por ritmos maquinais, cíclicos, ocasionais, numa atmosfera de claustrofobia progressiva que força a um abrandamento da respiração. É um conjunto que prima pelo todo, mas não posso deixar de destacar o quarto tema, intitulado 'Scene IV', com um fundo sonoro polvilhado por ondas do mar e que nos emociona com a sua beleza delicada.

Um convite a pausas, à construção de narrativas na nossa cabeça, à imaginação
A juntar à música de carácter introspectivo, este disco faz-se acompanhar pela publicação de 44 páginas, em formato photozine, preenchidas com várias fotografias a preto e branco da autoria de Frédéric D. Oberland. A edição física que contém ambos os elementos está limitada a 250 exemplares numerados à mão.

Um convite a pausas, à construção de narrativas na nossa cabeça, à imaginação, Peregrinus Ubique pede uma disposição particular para ser desfrutado, mas para quem gosta de música de cariz ambiental e experimental, ou para quem estiver disposto a embarcar nesta viagem, o impacto pode ser tremendo.

Editora: http://www.voxxov-records.com/
Site oficial: http://www.fredericdoberland.com/
Bandcamp: http://voxxov-records.bandcamp.com/album/peregrinus-ubique