Endraum - Innerlichkeit (1996)

01. An Dich
02. In Grauer Stadt
03. Der Blaue Kreis
04. Mother Earth
05. Nagila
06. Mirabell
07. Empfindung
08. Weisser Herbst
09. An Den Dichter
10. Re-Tanz
11. In Grauer Stadt II




Revisitar um disco como este requer um contexto associado a memórias. Este projecto, nascido no final dos anos 80 na Alemanha e constituído pelo duo Hovi Miskovics e Roman Rütten, foi-me dado a conhecer numa matiné da discoteca Juke Box quando esta já se localizava na Rua da Fé, em Lisboa. Na altura, era já normal a partilha de conhecimentos entre mim e o Mário Rui (DJ e responsável pelo espaço) no que toca a discos e música.

Uma das razões que me impulsionava em fazer questão de estar presente antes do início de cada de sessão era a oportunidade de ouvir certas coisas impossíveis noutro momento. E numa dessas vezes o Mário decidiu deixar a tocar um álbum deste projecto. A curiosidade passou a obsessão e depois de saber o nome do que estava a dar comprei todos os discos que apareciam à venda na loja Fata Morgana, por sinal também do Mário.

A música do grupo, normalmente apelidada de darkwave, anda pelos terrenos do trip-hop e da electrónica ambiental, com as vocalizações a pautarem, em grande parte, por um registo spoken-word em alemão. A atmosfera é peculiar, muito cinemática, como se estivéssemos dentro de um filme. As capas, tão artísticas como surreais, ajudam a despertar a curiosidade para o conteúdo.

Apesar de gostar de outros álbuns dos Endraum, este é-me muito especial. O piano delicado, característica forte do projecto, os ritmos oscilantes, a voz, que aqui não tem receio em fugir para um registo canção em vários momentos, as melodias que ficam na memória, o ambiente e o equilíbrio do som orgânico com uma vertente mais experimental. É a companhia perfeita para as mais diversas ocasiões e durante uma hora somos transportados para um mundo bonito, poético, passível de nos criar as mais diferentes imagens na nossa mente.

Ultimamente tenho regressado inúmeras vezes a este disco, não só por ser especial mas também porque me acalma. É um álbum propício a fazer parar os relógios.

Site oficial: http://www.endraum.net/en_index.html