A certeza volúvel


As incumbências, frívolas, toldavam-lhe os gestos. Fome de séquito, grilhões da alma. C. sempre me disse que queria encontrar significância, aglutinar opiniões e décadas, que se sentia deslocada no tempo. Volúvel, pedia-me que lhe batesse em partes diferentes do corpo consoante os dias. A única onde podia deixar marca visível era na face, de preferência no deserto das estradas e em pleno momento de revelação clitoriano. Eu era o seu volante.

C. gostava de água, de fios condutores nos livros e nas mesas dos bares. Conseguia encontrar desígnios na maneira como os cartazes decorativos estavam ordenados nas paredes, nas fontes, nos jogos de cor, nas canecas de cerveja, nos bules de chá, nos pequenos risinhos das raparigas, nos olhares dos rapazes para o ecrã de televisão. Desprezava todos por igual. O veneno escorria-lhe pelos cantos da boca, branco.

Não posso ficar mais aqui, escutas-me? Era constante, a repetição do diálogo por onde passava, a necessidade de confirmação de todas as palavras serem absorvidas até ao exaurir do último fôlego, a permissão de poder existir apenas dentro dela, líquido. Lá fora, só o vácuo melindroso, o medo de ser.

Nuno Almeida
Contos do Tirano

2014

A certeza volúvel

Guardar [MP3, ZIP] Duração [68:10] Data: 27-02-2014

Playlist:
01. EyeScream - (A)(voidant)(ttachment)
02. Ocoeur - Light (Elise Mélinand Remix)
03. Zelmershead - Future
04. Preghost - Seeker (feat. Yuichiro Kato)
05. Blueneck - Sirens
06. A Place to Bury Strangers - Fear
07. Be Forest - Florence
08. The Foreign Resort - Delayed
09. Esben And The Witch - Yellow Wood
10. Sigur Rós - Bláprádur
11. Képzelt Város - Ég veled, Anatolij!
12. Lulu Rouge - The Song Is in the Drum
13. Rotten Tropics - Soft Cubist
14. The Invisible - Generational
15. Orla Wren - The Wintering Box