III Edição das Jornadas de Língua Portuguesa e Cultura Lusófonas da Europa Central e de Leste - 29 de Novembro a 01 de Dezembro


Realiza-se a partir desta quinta-feira na cidade de Budapeste, na Hungria, a III Edição das Jornadas de Língua Portuguesa e Cultura Lusófonas da Europa Central e de Leste. Inserido nesse contexto, tive a oportunidade de realizar um cartaz para este evento importante.

A ideia principal passou por fundir a minha vertente de fotografia com elementos gráficos à semelhança do que explorei anteriormente em contextos muito diferentes. Para tal decidi capturar alguns planos da Faculdade de Letras da Universidade Loránd Eötvös (ELTE BTK) e do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em Budapeste (CLPIC). O resultado final acabou por culminar em três versões, cada uma transmitindo uma sensação diferente e cuja favorita foi variando consoante as escolhas de cada pessoa perante as três opções. Como tal, decidimos pensar num conceito semelhante ao que acontece com algumas edições limitadas de discos que contêm capas alternativas, em que neste caso cada versão do cartaz estará afixada numa parte diferente da respectiva Faculdade.


Segue o texto promocional:

«Celebra-se na Faculdade de Letras da Universidade Loránd Eötvös (ELTE BTK), entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, a III Edição das Jornadas de Língua Portuguesa e Cultura Lusófonas da Europa Central e de Leste.

O evento é co-organizado pelo Departamento de Língua e Literatura Portuguesas da Universidade e pelo Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em Budapeste (CLPIC) e conta com a participação de docentes e investigadores de diferentes Departamentos de Português em Universidades da Áustria, Bielorússia, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Macedónia, Polónia, República Checa, Roménia, Rússia e Sérvia.

O principal objetivo deste encontro é o de disponibilizar uma plataforma de partilha e discussão de temas e questões que se prendem com os Estudos Portugueses, aproximando docentes e investigadores da região da Europa Central e de Leste e fortalecendo, assim, redes e parcerias entre Faculdades, Departamentos e profissionais do ensino.

É uma iniciativa apoiada e patrocinada pelas Embaixadas de Portugal, do Brasil e de Angola e contará, na sua abertura oficial, com representantes das mesmas.»