Andy Whitaker - Things That Happened On Earth (2012)

01. Your Car
02. Militant Millicent
03. Sublime Light
04. Man
05. Frank Abagnale
06. Stars
07. Singing September Song
08. Sermon On the Mount
09. Primordial Soup
10. Hydraulic Bottlejacks
11. Uncle Marcus



Temos em nós expressões como dizer que há certo tipo de música que já não se faz. Na verdade, por muito que tal discurso tenha a sua razão de existir e invoque nostalgia por tempos que já lá vão, de bandas que cessaram as suas actividades, a realidade é que continua a existir quem é mestre na elaboração de melodias cuidadas, com uma atmosfera muito própria. Também não é coincidência que tal aconteça quando verificamos que os músicos envolvidos nesses projectos que descobrimos costumam ter uma história relacionada com esses tais tempos de outrora.

No caso de Andy Whitaker, tocou com Andy Clegg nos Music for Aborigines, com os dois músicos a juntaram-se posteriormente a Mark Burgess e John Lever dos Chameleons para formarem no final dos anos 80 os saudosos The Sun and the Moon. As referências são importantes para se começar a descortinar a sonoridade que poderão encontrar em ‘Things That Happened On Earth’, onde a guitarra tem um papel primordial.

Chegados a 2012, além de Andy Clegg encontramos neste disco a presença de Jack Sobel e John Kolbeck dos Black Swan Lane, por si só uma das bandas que mais admiro actualmente e relacionada de maneira íntima com esse tal legado de um tipo de música rara de encontrar nos tempos que correm. Ambos tocam no álbum e ajudaram a produzir o mesmo e a tornar realidade este sonho de um disco que demorou anos a ser realizado.

A doçura calma da voz, o dedilhar envolvente e harmonioso da guitarra, o acompanhamento do baixo e da bateria, a mestria de músicos apaixonados, percorrer este disco é aceitar um bilhete de ida nesta viagem. Há lugar para temas curtos e eficazes (ouça-se ‘Man’ ou 'Primordial Soup’), para a dança do corpo e da mente, como também temos momentos épicos maravilhosos. ‘Sublime Light’ é um bom exemplo deste último caso e como os instrumentos conseguem soar como um só da melhor maneira. Fãs de uma certa sonoridade pop/rock devedora dos anos 80 e 90, de algumas das bandas já referidas ou de uns Kitchens of Distinction, For Against, House of Love ou Genaro, ficarão encantados. O melhor de tudo é como todo o álbum funciona como um conjunto coeso que nos transporta com as suas nuances, o que em si começa a ser uma raridade também. Se muitos temas, todos até, conseguem soar cristalinos e deslumbrantes quando isolados, é notório que existiu de modo análogo uma preocupação com o disco ter um princípio, meio e fim.

Numa altura em que me preparo para mudanças radicais na vida, ter oportunidade de escutar obras como este ‘Things That Happened On Earth’ é um privilégio para os sentidos, um eflúvio arrebatador que nos diz ao ouvido para continuar, para lutarmos no que acreditamos, nem que isso nos leve para um esconderijo de sombras e luz que nos afaste momentaneamente do mundo. Um disco fantástico.

Site oficial: http://www.wanderlandmusic.com/andy-whitaker/
Cdbaby: http://www.cdbaby.com/cd/andywhitaker

6 comentar

Click here for comentar
13 outubro, 2012 04:26 ×

Uma lufada de ar fresco...

Reply
avatar
13 outubro, 2012 04:27 ×

Uma lufada de ar fresco...

Reply
avatar
13 outubro, 2012 04:38 ×

Foi uma boa surpresa e tem ajudado nestes dias :)

Reply
avatar
Stclare
admin
13 outubro, 2012 07:15 ×

Is there an English translation anywhere Of this please?

Reply
avatar
André Leão
admin
13 outubro, 2012 14:52 ×

Muito bom! Aguardo que o cd me chegue pelo correio... :)

Reply
avatar
13 outubro, 2012 14:58 ×

Hello :) For the moment it's in portuguese only but I can say that it's a glowing review. Hopefully google translate will do a good work even if some words meanings can be lost in the process :)

Reply
avatar