Degrees - Dream On Dreamy (2011)

01. The Great Big Void
02. Oakland Mountain High
03. Boys of Distortion
04. Beach Loveison
05. At Least Rock & Roll Won’t Leave A Hole In My Back
06. Idiot Dreaming
07. A New Dawn Fades, A New Dawn Waits
08. Roads Again
09. Dream On Dreamy


Ecos de manhãs passadas a sonhar com o infinito, o impossível. A inocência grita-nos aos ouvidos a vontade de largarmos tudo o que estamos a fazer no momento, seja para observarmos os primeiros cânticos dos pássaros, como para descobrirmos que estrelas ainda resistem ao encanto do amanhecer.

O som desta banda sueca, jovial, anda pelos campos de géneros tão abstractos como indie, pop, rock ou shoegaze. Ocorrem-nos memórias dos anos 80, algumas imagens dos anos 90 e, acima de tudo, uma energia positiva que dá a este disco uma magia diferente da que encontrávamos no EP lançado no ano passado.

As composições têm agora outro fôlego, com mais espaço para respirar e a electrónica, usada sabiamente nas introduções de temas, nas passagens a meio de algumas músicas e na transição entre outras, assume um papel de destaque subtil. A voz, doce, acompanha de maneira curiosa as oscilações dos temas e é responsável pelo carácter épico de alguns deles, com crescendos cuidadosos ou com um silêncio pontual para deixar respirar a parte instrumental da melhor maneira.

O começo do álbum em si é muito promissor, mas é com a faixa ‘Boys of Distortion’ que começamos a encontrar aqueles sinais que o tornam mais especial, sensação que se acentua nos temas seguintes e que culmina em pleno com a faixa que dá título ao disco.

Lançado oficialmente no dia 24 deste mês pela editora afmusic, Dream On Dreamy tem rodado por aqui insistentemente e assume-se como um dos álbuns a reter para este ano.

Afmusic: http://www.af-music.de/
Bandcamp: http://degrees.bandcamp.com/

Vídeo para a faixa "Idiot Dreaming":
http://www.youtube.com/watch?v=EsP-DmY2hsw