The Complete Capitol Punishment 1980-1984: A History of Nebraska Punk

A Capitol Punishment era uma fanzine publicada em Lincoln, Nebraska, nos Estados Unidos, cuja duração se prolongou de 1980 a 1984. Composto por 300 páginas, este livro reúne as 12 edições da respectiva fanzine e é, por si só, um registo documental impressionante, que regista de forma crua e autêntica uma época rica a nível de projectos musicais.

Estávamos na transição do movimento punk para o pós-punk, algumas bandas com origem na cidade davam neste momento os primeiros passos, algumas delas mudando de nome com o tempo, como é o caso dos For Against, cujas fundações se encontram espelhadas, em parte, na compilação em formato CD que acompanha este livro. Cartoon Pupils, Hymn to Joy, D.B.L., Four Against One, estas formações tiveram, de uma forma ou de outra, influência na origem dos For Against, já que os seus membros foram fazendo parte das mesmas ao longo do período representado pelo livro.

Com um grafismo rudimentar muito típico da altura e uma estética muito autodidacta, que tanto incluía textos escritos à máquina como à mão, característica que ia marcando presença no universo entusiasta das fanzines, encontramos aqui relatos diversos, entrevistas, fotos, reviews e uma amálgama de informação que abrange muito mais do que as bandas locais.

Echo & The Bunnymen, Bauhaus, R.E.M, Danse Society, Comsat Angels, Siouxsie and the Banshees, Bad Brains, TSOL, Southern Dead Cult, U2, Modern Eon, Husker Du, Scritti Politti, Theatre of Hate, Simple Minds, Virgin Prunes, The Go-Betweens, Sex Gang Children, The Sound e tantas outras, são algumas das bandas mencionadas de alguma maneira neste livro.

O mesmo pode ser encomendado através do site oficial, cujo link se encontra mais abaixo, ou através da Amazon.

Site oficial: http://capitolpunishmentzine.com