Matteus - Ugly Doll's Stories (2010)

01. Dummy
02. Lake Experience
03. Wind Dreams
04. Take a Walk With Your Theremin
05. Flea Market Dance
06. The Golden Cage
07. Voices From Beyond
08. Night Escape
09. Glacier Wedding Anthem
10. The Dreaming

Quem diria, um post novo sobre um álbum, finalmente poderia alguém dizer, talvez, por muito que a música esteja presente de maneira constante aqui, mesmo que noutros formatos e contextos, mas não divaguemos demasiado.

Ou melhor, divaguemos, só mais um pouquinho, para vos contar uma pequena história, de como nas compras e escutas regulares de música, neste caso de três encomendas que chegaram recentemente, descobri por mero acaso uma faixa deste artista de origem grega que me levou a querer saber mais. Sim, falemos disso e de como ele gosta de nos contar histórias ao ouvido, nem sempre agradáveis diga-se, daquelas que incomodam, da melhor maneira, que nos pedem a atenção e não um qualquer momento descartável enquanto fumamos um cigarro à janela.

Texturas electrónicas, um piano, ritmos dissonantes em parte, voz feminina adulterada, que entra nos ossos noutras, isto não é uma experiência de audição fácil, o que não admira tendo em conta a descrição do artista para o que deu inspiração a este álbum, a relação entre pessoas, a maneira como elas, muitas vezes, não comunicam e projectam os seus medos, ansiedades, sonhos e desejos dessas relações na hora de comprarem uma boneca. É, isto é uma experiência sensorial pensada para funcionar como um todo, para nos fazer pensar e viajar com os sons. Sentem aqui alguma familiaridade? Sim? Daquelas que fazem um click cá dentro?

Para quem o desejar, o álbum pode ser escutado na íntegra indo ao site da editora, visitando o link mais abaixo. É apagarem as luzes e deixarem-se ir, sem receios dos locais para onde ele vos irá levar, mesmo que sejam daqueles que não desejemos visitar muitas vezes, mas vale a pena, nem que seja uma vez.

Myspace: http://www.myspace.com/matteusx
Site da editora: http://www.orila.net