Red Painted Red - Colours Boxset (2009)

Pathway
Radionoise
Flower
Sleep

Let's Go
My Friend
A Book
Preach

Colours
Room
Goldmine
We Are Here




Numa altura em que o que o consumo massificado de música provocado pela Internet e a tecnologia mp3 leva a que muita da mesma possa tornar-se algo descartável e que o formato álbum perca a sua popularidade, é de saudar lançamentos como este, em que a maneira como o todo é apresentado é desde logo o que nos chama a atenção inicialmente.

Composta por três EPs, cada um com quatro temas, este caixa vê o percurso deste projecto entre 2007 e 2009, sendo que ainda antes de chegar à música propriamente dita, toda a embalagem em si levou-me a ficar a admirar todos os pormenores da mesma durante dois dias. Pode-se dizer que fiquei algo fascinado com este lançamento e surpresa.

Envolvidos dentro de um plástico, cada disco tem a sua ilustração temática, entre o mórbido e o infantil, contidos depois dentro de uma embalagem de cartão dentro da tal caixinha, notando-se que existe toda uma temática que nos parece descrever uma narrativa ao longo de todos os discos. É curioso observar como no primeiro disco temos a figura feminina nas ilustrações, no segundo uma masculina e no terceiro aparecem ambas juntas. Pormenores, dos vários existentes, impossíveis de os descrever sem os vermos ao vivo, em que debaixo dos próprios discos, dentro das embalagens, temos também um papelinho, pintado com manchas e tonalidades correspondentes a cada EP, onde podem encontrar as letras de cada música contida no mesmo.

Isto da parte visual vai ao ponto de me lembrar, até, um certo elemento da minha série anime favorita, de nome ‘Monster’, em que um dos elementos principais inerentes à sua história é um certo livro infantil composto por ilustrações do mesmo género, como se pode observar neste pequeno vídeo.

E a música? Boa pergunta. Esqueçam comparações com qualquer tipo de banda ou descrições que os Red Painted Red fazem música do género x ou y, isto é música que vem de dentro, daqueles locais estranhos que muitas vezes não ousamos visitar e que bebe das mais variadas influências. A voz feminina, que tanto suspira, chora ou solta-se a plenos pulmões, junto com os ritmos nada lineares, samplers e ausência do que se pode chamar de refrãos ou algo que se pareça, só ajuda a criar ainda mais diversas imagens na nossa cabeça, à medida que nos deixamos ir com estas melodias.

Florestas, quartos estranhos, uma vontade de deitar cá para fora certos demónios, crianças a brincar em ambientes de fábula e pesadelo, cada audição parece trazer algo de novo, consoante o momento, o nosso sentir, o tempo que observamos do outro lado da janela e as horas do dia.

Não, isto não é música de fácil digestão, nem para todas as ocasiões, mas não é por aí que deixa de ser música que revela um cuidado aprimorado e, ao mesmo tempo, muito espontâneo no que nos transmite, quase catártico até, dando-nos um gosto de um universo próprio, de segredos que se partilham por uns instantes, com aqueles amigos muito próximos, raros, que só aparecem poucas vezes, de maneira densa, súbita e eficaz.

Provocadora, sensual, perturbadora, incomodativa, a música dos Red Painted Red é tudo isto e muito mais, com o cuidado visual já referido na embalagem de toda esta obra a não ficar nada atrás, pelo contrário, sendo parte integrante da experiência.

Esta caixa, em edição limitada, pode ser encomendada na loja oficial da banda, seguindo o link que se encontra aqui em baixo, com o myspace a servir de aperitivo para quem esteja interessado(a) em ouvir algumas das faixas.

Myspace: http://www.myspace.com/redpaintedred
Loja oficial: http://redpaintedred.bigcartel.com

Vídeo para a faixa "Colours":
http://www.youtube.com/watch?v=jHA9xo0qGnQ

4 comentar

Click here for comentar
elsafer
admin
01 dezembro, 2009 14:19 ×

intimista este som, quase intimidador

Reply
avatar
01 dezembro, 2009 14:23 ×

sim, só para ouvir em certos momentos. :)

Veremos como irei integrar isto nas noites que se avizinham. :)

Reply
avatar
elsafer
admin
01 dezembro, 2009 19:32 ×

com a chuva que está cá para o Norte , é fácil ... pois dá uma melancolia

Reply
avatar
01 dezembro, 2009 19:33 ×

Por aqui acalmou um pouco agora. :)

Reply
avatar