The Twilight Sad - Fourteen Autumns and Fifteen Winters (2007)

1. Cold Days From The Birdhouse
2. That Summer At Home I Had Become The Invisible Boy
3. Walking For Two Hours
4. Last Year's Rain Didn't Fall Quite So Hard
5. Talking With Fireworks/Here It Never Snowed
6. Mapped By What Surrounded Them
7. And She Would Darken The Memory
8. I'm Taking The Train Home
9. Fourteen Autumns And Fifteen Winters
10. Watching That Chair Painted Yellow




Osom, abrasivo, incita a uma claustrofobia inconsciente e as letras das músicas, crípticas e bastante negras, são entoadas de tal forma que anunciam a chegada de um incómodo que não nos larga do princípio ao fim. Fourteen Autumns and Fifteen Winters é um disco intenso, muito, assim como um álbum de estreia impressionante.

A editora Fat Cat engloba dentro de si vários projectos como os Múm (que adoro), ou Animal Collective, muitos deles com sonoridades profundamente díspares entre si. Os Twilight Sad chegam-nos aqui depois de um EP homónimo que na altura já era bem interessante, com várias pistas em bruto que nos preparavam para o que se avizinhava. Não foi preciso muito para que me apaixonasse por este álbum. Bastou ouvir as primeiras notas do tema "Cold Days From The Birdhouse".

A sonoridade pauta por um rock alternativo indie em que as descargas sónicas de guitarra imperam, mas isso é ser redutor. Existem momentos psicadélicos, outros mais calmos (com som de acordeão incluído), assim como alguns que nos recordam algumas bandas do espectro shoegaze.
O som, abrasivo, incita a uma claustrofobia inconsciente e as letras das músicas, crípticas e bastante negras, são entoadas de tal forma que anunciam a chegada de um incómodo que não nos larga do princípio ao fim.
Apesar de adorar o álbum todo, a sua coesão e ambiente específico pode ser um problema porque algumas faixas, inicialmente, não aparentam ter grandes diferenças entre si. O sotaque escocês cerrado do vocalista, um dos cunhos pessoais da banda e outra característica vincada da música, também pode requerer algum tempo de habituação.

Saliento que existe uma versão normal do álbum e outra que incluí uma faixa extra ("Watching That Chair Painted Yellow") que se recomenda vivamente, tendo sido esta última que encontrei na loja inglesa da Amazon. Por este altura o álbum também deverá estar à venda na Flur, ou não fosse esta a loja que representa cá em Portugal a Fat Cat.

Magistral, Fourteen Autumns and Fifteen Winters é um álbum que tem tudo para ser de culto, não surpreendendo a sua presença já regular nas minhas sessões musicais como DJ visto que nesse contexto existe também uma aposta constante em divulgar música em que acredito.

Site oficial: http://www.thetwilightsad.com/
Facebook: https://www.facebook.com/thetwilightsad/
Soundcloud: https://soundcloud.com/the-twilight-sad/sets/fourteen-autumns-and-fifteen

Músicas a destacar: Cold Days From The Birdhouse, That Summer At Home I Had Become The Invisible Boy, Mapped By What Surrounded Them, And She Would Darken The Memory, Watching That Chair Painted Yellow