Piano Magic - Artists' Rifles (2000)

1. (1.16)
2. No Closure
3. A Return To The Sea
4. (1.22)
5. You & John Are Birds
6. The Index
7. (1.50)
8. Century Schoolbook
9. Password
10. Artists' Rifles

Existindo há já algum tempo desde os anos 90, esta banda pautou sempre por uma certa abordagem de colaboração entre pessoas à volta de Glen Johnson, num espírito e sonoridades algo similares a uns certos This Mortal Coil da 4AD, sendo de salientar até o lançamento mais tarde de alguns álbuns para essa editora por parte destes Piano Magic.

A quantidade de singles, eps e álbuns existentes desta banda é já considerável, mas por mero acaso foi este que me tocou por razões que não consigo explicar, como tal foi o que escolhi igualmente para falar aqui e incluir posteriormente na mala de CDs que levo para as sessões de música.

A sonoridade deste álbum é absolutamente melancólica, havendo tanto faixas com voz masculina como outras com uma feminina, com estas últimas a lembrarem os ambientes de uns Dead Can Dance a espaços.

Os ritmos são quase sempre calmos, começando numa nota simples que se vai repetindo e formando melodias quase hipnóticas, sendo o típico CD para nos levar numa viagem para outras paragens que não este planeta enquanto o ouvimos, sugando toda a atenção do ouvinte com o mínimo de sensibilidade e predisposição para sonoridades destas.

A introdução instrumental do álbum com a sua bateria militar surpreende, para depois entrarmos na excelente faixa No Closure, onde o refrão “But no peace, no closure” fica na mente e arrepia, muito pela tal melancolia da música e, particularmente, pela voz de Glen Johnson. Desde essa faixa é notório que vamos entrar numa espiral de sentimentos algo sombrios e locais que muitos nem sempre têm vontade de visitar. Por aqui adoro o ambiente deste álbum, sabendo sempre bem ouvi-lo no calor da noite e noutras alturas específicas.

Além do exemplo citado, faixas como The Index, You & John Are Birds, Artist’s Rifles e Password (minha actual favorita) são algumas das que prometem acompanhar-nos como banda sonora para aquelas dias marados, e não necessariamente chuvosos diga-se. Password em particular tem tudo para se tornar num pequeno culto nalguns círculos, se é que já não é, a par da banda em si. O começo calmo dessa faixa, que vai crescendo e crescendo até culminar num solo de bateria seguido de uma entrada estridente de guitarra, com a faixa a culminar numa distorção caótica, promete ser uma catarse para os sentidos de algumas pessoas se experimentada em ambientes propícios.

Para quem quiser saber mais da banda, e eventualmente ouvir algumas faixas da mesma, nada como consultarem o site oficial em: http://www.piano-magic.co.uk, e o site do myspace em: http://www.myspace.com/lowbirthweight

Qualquer que seja o álbum escolhido, o mais certo é sentirem algo especial ao ouvirem esta banda, como podem atestar acima no link do myspace. Por agora podem encontrar vários à venda na Symbiose (onde comprei este), na Fnac, ou nas Amazons, entre outros.