Mono (Japan) - You Are There (2006)

mono-v2.jpg1. The flames beyond the cold mountain
2. A heart has asked for the pleasure
3. Yearning
4. Are you there?
5. The remains of the day
6. Moonlight





Estes Mono, não confundir com a banda trip-hop com o mesmo nome, são um quarteto oriundo do Japão que se dedica a fazer música instrumental. Duas guitarras, baixo e bateria, acompanhados por vezes por convidados nos violinos e sintetizadores por exemplo.

As paisagens sonoras que a banda compõe são profundamente cinemáticas e cada álbum do grupo é uma viagem, e não só para os sentidos. Como a ambiência que a banda provoca é muito peculiar, também é preciso a disposição certa para ouvirmos um disco da banda. Muitas das músicas demoram também vários minutos, havendo um crescendo emocional e dos instrumentos até ocorrerem explosões sónicas, o que no todo requer mesmo uma atenção especial do ouvinte para não se dispersar e deixar-se então ir pela música da banda.

Este You Are There continua esse percurso da banda, notando-se a cada álbum arranjos cada vez mais complexos e intimistas, assim como na própria mood dos discos, onde os crescendos são mais elaborados. Certo é que a banda tem um dom para as melodias, por vezes tristes, outras vezes mais para o melancólicas, e mesmo quando as guitarras explodem tudo parece estar no seu lugar certo.

Mono (Japan) é daquelas descobertas pessoais de há uns bons anos atrás que até hoje figura nas minhas bandas de eleição, mesmo que apenas para os tais momentos certos. Uma visita ao link do myspace abaixo é vivamente aconselhada e os álbum têm estado à venda na Fnac do Chiado.

Página myspace: http://www.myspace.com/monojapan

Site oficial: http://www.mono-jpn.com