The Innocence Mission - Small Planes (2001)

innocence.jpg1. Rooftop
2. Too Early to Say
3. Migration
4. Today
5. Girl on My Left
6. Song About Traveling
7. Oh Do Not Fly Away
8. I Left the Grounds
9. Some Clear Joy Is Coming
10. Small Planes
11. I Have Loved You


Todos os álbuns desta banda são bons, mas escolhi este porque teve algum peso pessoal nos últimos tempos, muito por culpa de uma certa faixa do mesmo que dá pelo nome de "Today". Pessoalmente é das músicas mais belas que já ouvi até hoje e várias faixas desta banda têm potencial para fazerem o mesmo a qualquer pessoa dependendo de cada um.

The Innocence Mission é daqueles casos que tem evoluído um pouco de maneira diferente em relação a outras bandas já referidas por aqui, visto que a cada álbum e consoante a banda vai envelhecendo (afinal de contas já existem há cerca de 20 anos), o ambiente tem ficado cada vez mais calmo e bucólico com o tempo, onde os ritmos ficam mais frágeis e delicados, enquanto nos primeiros tempos havia um certo ritmo mais acelerado nesses álbuns, em várias das faixas.

Além deste álbum ser muito bom, mais incrível ainda é ser composto por b-sides e outakes de outros álbuns, o que atendendo à qualidade das faixas incluídas é de ficar mesmo meio pasmado. Para quem gosta de vozes femininas estilo a dos saudosos The Sundays, e em alguns laivos da voz de Elizabeth Fraser dos Cocteau Twins, então poderá gostar do ambiente desta banda. Mas se realmente há exemplos do que se pode chamar de voz angelical é mesmo da vocalista destes Innocence Mission.

Uma banda que faço grande culto pessoal, e que entre amigos tem sido daqueles segredos que tentamos espalhar o mais possível. Não sei se este será o melhor álbum para começar a conhecer a banda, mas sinceramente aconselho todos a quem a queira descobrir, apesar de “Glow” e “Umbrella” serem bons álbuns para começar. Este “Small Planes” acompanhou-me muitas vezes, e não foram poucas as vezes que acabei sessões de música com a tal Today.

Para quem gosta de música calma e algo melancólica não hesitem. Tanto dá para viajarmos algures ouvindo o som, como para chorar, pensar na vida, beber um copo ou o que seja. Mas é realmente muito difícil que a música desta banda não afecte uma pessoa seja de que maneira for. A descobrir com urgência.

Página myspace: www.myspace.com/theinnocencemissionPA

Site oficial: http://www.theinnocencemission.com

Vídeo para a faixa “Bright As Yellow”: http://www.youtube.com/watch?v=-zo3Di-pxMo (não é deste álbum, mas hey, não se pode ter tudo :P)

Vídeo para a faixa “Black Sheep Wall”: http://www.youtube.com/watch?v=Goxe8pg3tLc

Fan Vídeo para a faixa “Lakes of Canada”: http://www.youtube.com/watch?v=Ls-aHBAw3RA (WOW, tão triste como extremamente belo e tocante. :()

Fan Vídeo excelente, desta vez para a faixa “Never Knew You From The Sun”: http://www.youtube.com/watch?v=3Qkmf_kzOy8