Blonde Redhead - Misery Is A Butterfly (2004)

blonde-redhead.jpg1. Elephant Woman
2. Messenger
3. Melody
4. Doll Is Mine
5. Misery Is A Butterfly
6. Falling Man
7. Anticipation
8. Maddening Cloud
9. Magic Mountain
10. Pink Love
11. Equus

Mais outra banda que faço culto pessoal, mas só deste álbum em questão por enquanto, já que o novo a editar este mês ainda não saiu, apesar de já andar por aí e ser ainda melhor que este em certos aspectos, mas isso fica para outra altura. Antes deste álbum os Blonde Redhead podia-se dizer que praticavam um rock tipicamente Indie (ou pelo menos ao que se chamava Indie antes…), fazendo lembrar em alguns momentos a escola de uns Sonic Youth ou Band of Susans, mas… algo iria mudar drasticamente até chegarmos a este álbum da banda.

A certo momento na sua vida, o membro feminino da banda, que dá voz a grande parte dos temas da mesma, teve um acidente, nomeadamente uma queda de cavalo que a iria desfigurar por um longo tempo. Como tal este álbum foi gravado após um penoso período de recuperação, sendo exactamente devido a este episódio que vemos várias imagens e outras coisas que remetem para cavalos a este acontecimento no booklet do CD e nos vídeos feitos para faixas deste mesmo álbum.

Certo é que para o bem ou para o mal, as coisas mudaram também musicalmente e temos agora uma banda que usa de maneira eficaz melodias frágeis associadas às vozes da vocalista e de um vocalista, assim como pelos fundos sonoros. Difícil de escrever a música da banda neste álbum, isto tanto me lembra momentos de rock “alternativo” como ao mesmo tempo Sigur Rós devido às vozes, mas realmente é daqueles álbuns que tem de se ouvir porque é difícl de descrever, a não ser que é um trabalho bastante belo. Em relação aos velhos tempos da banda, a única faixa que lembra a espaços isso é a última do CD, a “Equus”, de resto isto parece uma banda totalmente diferente. Apesar da minha faixa favorita ser a “Messenger”, o mais certo é adorarem o álbum todo como eu, e a cada dia preferirem uma faixa diferente.

De notar que descobri este álbum da banda antes de ir para Praga e devido a pessoas dessa cidade. Caso contrário o mais certo era tê-lo ignorado devido aos trabalhos anteriores da banda que nunca me despertavam grande atenção heheh. na altura acabei depois por o encontrar à venda na Fnac do Cascais Shopping.

Página myspace: www.myspace.com/tributeblonderedhead

Site oficial: http://www.blonde-redhead.com

Vídeo para a faixa “Melody”: www.youtube.com/watch?v=hXzSXs0PMO4

Vídeo para a faixa “Equus”: www.youtube.com/watch?v=uqOgFHi_OdM

Vídeo para a faixa “Messenger” (Live): http://www.youtube.com/watch?v=BLrEf5IG2OA (Minha faixa favorita do CD)

Vídeo para a faixa “Misery Is A Butterfly ” (Live): http://www.youtube.com/watch?v=ura2VLgx6Pk (whoa...)