Asylum Party - The Grey Years Vol 1+2 (2006)

Uma das minhas bandas favoritas com ligação ao movimento pós-punk dos anos 80 e 90, os Asylum Party são oriundos de França e praticam uma sonoridade bem familiar para os amantes do estilo, não ficando muito a dever em comparação a outras bandas da altura.

Com melodias tanto em inglês como em francês nalgumas faixas, a onda do grupo pauta por uma melancolia notória, especialmente nos primeiros tempos, sendo uma banda perfeita para quem gosta de uns The Cure, The Sound ou Chameleons, esta última uma das bandas favoritas dos membros da banda, e de mim já agora. :p

A início a banda pautava por ter três membros, para depois passarem apenas aos dois fundadores da banda, com a parte vocal a ser repartida por ambos, assim como os instrumentos. Um dos pontos fortes da banda era o som do baixo como não podia deixar de ser, à la Peter Hook (Joy Division/New Order), mas a guitarra e o sintetizador não ficavam nada atrás.

Os Asylum Party faziam também parte na altura da editora Lively Art, que em alguns aspectos poderia ser quase como uma resposta francesa às editoras 4AD e Factory, onde no catálogo da mesma encontravam-se outros nomes como os Little Nemo e Mary Goes Round. Estas três bandas viriam depois a fazer parte de um movimento que receberia um dos nomes e catalogações mais ridículas que já ouvi até hoje nestas andanças. Sendo assim, a imprensa na altura decidiu chamar à onda desta bandas o belo nome de…Touching Pop…

Estes dois volumes, cada um consistindo num CD duplo, englobam todo o trabalho da banda, desde os dois álbuns que editaram (Borderline, Mére), a EPs, demos e faixas que até agora só tinham visto a luz do dia em compilações obscuras, muitas delas apenas em vinil. Como tal têm por aqui dezenas e dezenas de faixas a descobrir, muitas delas excelentes na minha opinião, seja para ouvir em casa como para tocar algures em algum clube/bar. Faixas como Julia, Misfortune? (ver vídeo abaixo), The Sabbath, Pure Joy In My Heart ou Echoes & Light, são apenas alguns desses exemplos.

Encontrar estes CDs por cá depende um pouco de sorte ou dedicação. Um dos volumes encontrei na loja Piranha situada no Porto, enquanto o outro mandei vir directamente da editora Infrastition: http://www.infrastition.com (podem ouvir aqui alguns samples de faixas também)

Vídeo para a faixa “Misfortunes?”: http://www.youtube.com/watch?v=WrjpsE76ZUk