3x!13 - A Summer Spent Inside (2006)

A editora online Postunder (www.postunder.net) especializa-se em descobrir talentos algo desconhecidos filiados em vários campos de música electrónica, assim como em disponibilizar via online, na maior parte dos casos em MP3, os trabalhos filiados na editora, que podem depois ser descarregados à vontade, e de borla, por qualquer utilizador. Uma atitude no mínimo peculiar nos tempos que correm. :)

Se muitos dos trabalhos disponíveis do site não me despertaram grande atenção, recentemente um deles, graças a um colega de trabalho que me falou da banda, tem sido um dos recentes vícios e uma das agradáveis surpresas que soube bem descobrir em 2007.

A Summer Spent Inside dos 3x!13 é uma compilação que reúne dois CDs de demos, ideias, musicas, etc, realizadas entre 2003 e 2006. Ouvir ambos é uma beca saturante, especialmente o segundo, e na minha opinião ouvi-los em conjunto só mesmo para observar as várias evoluções do projecto. O que acabei por fazer, já que até podemos sacar o que quisermos sem problemas nem custos, foi uma compilação pessoal das faixas que me foram agradando que coubessem depois num só CD invés de dois, e acabei por criar a minha própria "viagem 3x!13" digamos assim.

Com o tempo esse CD acabou por ficar mesmo enraizado por aqui e é raro o dia que não o ouço pelo menos uma vez, havendo várias faixas favoritas, sejam instrumentais ou cantadas. Apesar de haver algumas mais "dançáveis" e uma ou outra mais agressiva com presença de guitarras, certo é são as faixas mais melancólicas que me fizeram ficar fã de várias das músicas de 3x!13, havendo também algo de cinemático em algumas delas. Mas o melhor é cada um ouvir por si, tirar as suas ilações e, quem sabe, fazer também as suas próprias versões de CDs pessoais usando apenas algumas faixas da edição normal . :)

No meu caso, o conjunto acabou por ficar bastante suave, num registo electrónico bastante calmo ( salvo uma ou outra excepção), ideal para ouvir em qualquer altura do dia.

Podem ouvir, tirar o album (ou apenas as faixas que vos apetecerem do mesmo) em:
http://www.archive.org/details/3x13_-_a_summer_spent_inside

Em jeito de referência, este foi o alinhamento que escolhi para a minha compilação pessoal, com o total a dar 79:00 (1CD):

01-Extra Card
02-Warning Sign
03-Car Chase
04-Because Single Word Titles Say So Much More Than Lyrics
05-01 (aconselho vivamente)
06-One Day, They Come Back To Town
07-Go Out Dancing
08-Echo Sutures
09-Monster
10-There's Only One Way To Float In Water Without An Airplane Seat
11-03 (aconselho vivamente)
12-Looking At Points Beyond the Focus
13-First Place
14-Upon Entering the Final City
15-Burning
16-Perfection Is You Falling
17-Tearing Me Apart
18-It's Time to Close the Curtain (Farewell)