09-03-07 e 10-03-07: Que brutalidade...

Antes de começar, fica já aqui um recado algo cliché após certos stresses da tanga que ocorreram antes destas noites, e que pelos vistos continuam a acontecer. Basicamente a vida a curta, como tal, certas pessoas em particular, deixem-se de cenas sem nexo. :)

Em relação à noite de Sexta, devido à minha disposição e pessoas que apareceram no Dub depois, esta noite noite foi brutal, especialmente a nível pessoal. Tecnicamente ainda há um longo caminho a percorrer, mas as reacções de várias pessoas a certas cenas que aconteceram nesta noite a nível sonoro, em conjunto com as que já tinham havido na Terça, são mais um sinal que poderá haver aqui qualquer coisa.

Chegando perto das 23h, o ambiente estava ainda calmito, muito por culpa de alguns dos tais stresses que aconteceram, e neste caso em relação a outros bares da zona. Como comentei na altura aos donos do Dub, as pessoas é que perdem com certas atitudes, neste caso infantis. Uma boa pergunta às pessoas em causa após esses acontecimentos é se terá valido a pena terem perdido a confiança, amizade e afins das pessoas do Dub por causa da porcaria de uma festa que resolveram fazer noutro sítio e fazendo propaganda contra o Dub, ao ponto de andarem por lá a distribuir flyers às escondidas. Espero que tenha valido a pena, mas talvez por isso é que muitas vezes as coisas não andam, visto que invés de colaborar-se tudo na boa, prefere-se entrar em guerras sem sentido, elitismos da tanga e derivados, quando no fundo muitos de nós devíamos estar a caminhar para um mesmo fim.

Tendo em conta o ambiente peculiar, e já que tinha comprado vários albuns "novos" na Sexta-Feira (apesar de não ter podido meter todos nas malas devido ao curto período de tempo para tantas mudanças), o início deu muito o mote do que iria acontecer.

Tal como acontece no Bar do Bairro, no Dub tem-se tentado criar ambientes peculiares, que vão muito além de tentar que as pessoas abanem o corpo, a cabeça, os dedinhos ou wtv. E no meu caso o que tem acontecido é que várias pessoas têm vindo falar comigo após certas faixas ou final de cada noite, falando de músicas que foram passadas, de vários géneros diferentes, e por uma razão simples inerente à minha filosofia de meter som.

Misturando coisas recentes com outras mais antigas inseridas em cada género, várias vezes alguém vem ter comigo porque já não ouve cena X ou Y há muito tempo, mas que adora. Nesta noite Lunatic Calm foi uma delas, assim como Leftfield e Fluke, ou como tinha acontecido com faixa x de Underworld e y de Chemical Brothers na passada Terça. Ainda mais peculiar foi quando me vieram falar por causa de Senser (e até me pediram depois outra faixa do mesmo album) e da fase de trance progressivo que houve a dada altura. E foi giro porque usaram mesmo o termo porque é conhecido aquele som específico, invés de electro, house ou afins como muitas vezes é normal para quem não liga tanto a certas sonoridades e para eles é tudo igual no fundo.

Como tal é engraçado termos em dois sítios como o Bar do Bairro e neste caso no Dub, pessoas conhecedoras e admiradoras de muitas sonoridades, invés de noutros sítios mais dados a elas, mas que no final nem passam certas bandas e cenas, como comentaram comigo e que concordo plenamente. Mas também lá está, são as pessoas que fazem as casas, e se elas não se lembrarem de pedir ou apoiar certas coisas, não se admirem depois que seja raro poderem ouvir as mesmas seja onde for. :)

Com costumo dizer actualmente, a minha ideia é manter sempre um certo ritmo em cada sessão, e quem conhece as coisas, fica contente por estar a ouvir e reconhecer as mesmas, enquanto as outras pessoas que já estão num certo estado continuam a abanar a cabeça na mesma devido aos ritmos lol.

Após o tal começo a casa foi enchendo e o ritmo entrou também ao mesmo tempo numa certa onda, ou eu não funcionasse sempre em conjunto com o ambiente das casas. :)
No final achei a noite mesmo muito engraçada, apesar de não me lembrar sequer de ter chegado a casa, nem as horas ou como, lol.

Sábado foi depois a vez da sessão dos Renegades of Noize, e mesmo com o limitador de som, que impede que muitas vezes se perceba bem o que está a dar no Bar do Bairro, não tínhamos tenções de dar descanso a ninguém. :D

Tal como já é costume nas nossas sessões, funcionámos novamente na ordem de meter uma faixa cada um em completo improviso, com o começo a ser muito disco/electro/funk, tendo passado a noite depois por drum & bass, jungle, uma pitada ou outra de reggae, e um ou outro tema de rock alternativo a dar para o crossover com electro. Das cenas que me recordo termos passado nesta noite, tivemos os Stereo MCs, os V-Tunes (um dos meus cultos pessoais ferrenhos recentes e adquirido na Sexta), Tiga, Tomboy, Favela Chic (nome genial), I Am X, Soulwax, Kosheen, Death From Above 1979, Haujobb, entre muitos outros.

Pessoalmente adorei a noite, o bar estava cheio e foi uma noite importante para este projecto, visto ser a primeira em Lisboa e noutro ambiente que não o Dub, que é mais susceptível à onda desmiolada (mas muito bem disposta) deste projecto. Ainda deu para ver alguns corpinhos a abanar com o som, mesmo sendo um bar, e só foi pena que algumas pessoas no final, devido ao estado alcoolizado, tenham passado certa fronteira e obrigado a que tivessemos de acabar a noite de repente, mostrando uma certa falta de respeito tanto com as pessoas da casa como connosco, mesmo com algumas delas a conhecerem-me de lá e dizerem que curtem bue o nosso som etc. Como tal, invés de prolongar-se um pouquito a noite após as quatro da manhã à porta fechada, cortámos mesmo com o som e mandámos tudo embora. :P

Enfim, mesmo com alguns stresses, foi sem dúvida um fim de semana muito bem disposto, com mais pormenores além dos já presentes neste longo testamento, mas por agora ficamos por aqui, e obrigado mais uma vez a quem apareceu e vai apoiando estas iniciativas. :)