Fusão de tecnologias e gostos pessoais

Seguindo algumas ideias anteriores, na altura em que este site estava ainda noutro lado e escrito em inglês, após o meu regresso de Praga tenho usado ainda mais certas coisas interessantes possibilitadas pelas tecnologias de hoje, e fundindo várias áreas de entertenimento... Uma delas é algo tão simples como fazer streaming para uma consola, de músicas que se encontram num PC.

O conceito é simples, e aqui passa por ter um backup no PC em mp3 de todos os CDs que uso actualmente na mala que levo para as noites onde meto música. Insiram agora uma Xbox 360, a opção de ligar a mesma ao PC, e a opção de tocar as faixas de uma certa pasta em random e temos algo muito interessante, pelo menos para mim porque permite-me descobrir inúmeras faixas que nem pensava nelas com tantos CDs e alguns hábitos que acabamos sempre por ganhar ao longo dos anos. Nada como jogar-se um Bejeweled 2 ou Geometry Wars 2 com certos fundos sonoros.

Visto que entre as compras de Praga e dias seguintes umas duas dezenas de CDs foram comprados, ouvir tudo como deve ser é sempre complicado, a que se junta não conhecer ainda totalmente o que já tinha, especialmente por terem havido mesmo muitas compras no mês que passou. Como tal, várias vezes tive de ir ver no PC o que estava a dar porque não conhecia e agradava-me, ou então reacções como “wow, isto é banda x, muito fixe esta faixa e há bue que não ouvia”.

Juntando-se a isto temos a ideia de, em algumas noites, e quando existem os meios para isso, juntar-se projecções à música, tentando dar algo mais às noites, mas também divulgar algumas coisas que gostamos em diversas áreas, seja cinema, anime, fotografia, pintura e por aí adiante. Continuando essa ideia, em algumas noites o material usado também ia de encontro à tal fusão de áreas, onde um portátil era o melhor para projecção de vídeo, enquanto uma consola modificada especificamente para o efeito era usada para a projecção de imagens, devido a um programa muito bom de slideshows. “wow, isso é uma consola x ao pé da mesa de som?”. Pergunta meio frequente nessas noites e ya, apesar de ser emprestada para o efeito, no fundo servia para mostrar também que certas consolas podem ir além de apenas servirem para jogar, ou que certas pessoas só modificam as consolas para fins de pirataria e derivados.

Estar a ponderar um pouco neste assunto novamente tem a ver, no fundo, com algumas ideias que trouxe de Praga, como tentar fazer novamente noites em que haja algo além da música, assim como uma ideia para uma narrativa em que poderá haver desenhos/quadros a acompanhar se tanto eu como outra pessoa estivermos inspirados.

Quem sabe tenha voltado de Praga um pouco mais eléctrico que o costume e com ainda mais ideias a fervilhar ao mesmo tempo na cabeça. A energia tem sido uma constante, a tal ponto que no mesmo dia em que voltei fui sair para Lisboa e só cheguei de manhã, acordando poucas horas depois sem grande sinal visível de cansaço. Por um lado isto é mau porque cria alguma ansiedade, a vontade de fazer cenas, arranjar sítios para isso e por aí adiante, o que acredito que poderá melhorar desde que não me deixe cair nalguma preguiça, o que tem acontecido por vezes. Mas prontos, ninguém é de ferro no fundo. :P