23-01-07 Cellophane @ Dub (Cacém): “Too much is not enough”

Noite muito curiosa esta no Dub, com algum seguimento lógico das sessões efectuadas no passado Sábado (dia 20)...

Como tinha visto perante certas conversas há uns tempos, em que comentei igualmente aqui que várias coisas foram desaparecendo da mala de CDs para dar lugar a outras (o desaparecimento de She Wants Revenge, Franz Ferdinand, etc), há certas bandas e sonoridades que noto que aos poucos têm pautado (inconscientemente) pela ausência nas últimas sessões, algumas delas estando ainda na mala como Pixies, Smiths ou David Bowie por exemplo, que têm aparecido é mais quando alguém me pede. Juntando a isso temos uma certa linha sonora, que alguém resolveu chamar um dia de rock "grunge" lol, que por não estar a render muito em sessões e não acrescentar grande coisa às mesmas em termos da filosofia habitual, passou a estar limitada apenas a algumas bandas que considero mais especiais, como os Alice in Chains ou Smashing Pumpkins que, como se pode ver na playlist, apareceram na mesma esta noite. Curiosamente algumas pessoas (amigos e conhecidos) falaram-me neste fds e há umas semanas atrás de "mas bla bla, não se ouve muito esse rock dos anos 90 bla bla", o que na minha opinião é algo irreal e depende muito por onde andarem (Tocsin, Jukebox, Bar do Bairro, Jamaica, e certos bares no Bairro Alto é normal terem sessões em que passam algum som desse por exemplo), e além de mim já muito boa gente passou bastante essa sonoridade. Agora se me falarem de outro tipo de rock de anos 90, aí sim, talvez concorde.

Coincidência (ou não...), cada vez mais noto o regresso às sessões e respectiva mala de algumas bandas dessa altura como os Catherine Wheel, Pale Saints, Adorable e outras, juntando-se aos já habituais Ride, Slowdive, etc. Ou seja, muito rock sónico que se junta a uma certa linha alternativa já habitual em que bandas como Yeah Yeah Yeahs, Madrugada, Placebo, Queen Adreena, Sonic Youth e por aí adiante são presenças constantes. No fundo é tudo uma questão de opções, escolhas, gostos, etc, em conjunto com o espaço limitado da mala de CDs. Se antes tinha na boa umas 8 bandas/CDs mais ligadas à sonoridade "grunge", por agora fico-me nos 3 ou 4 e chega bem porque nunca passava tantas bandas dessas seguidas por razões óbvias como poder saturar, mas também porque as tais outras bandas que meto pelo meio conseguem ter o mesmo efeito, por vezes até mais levando alguém a perguntar o que está a dar no momento.

Seguindo este raciocínio, esta sessão foi das melhores em relação às Terças-Feiras no Dub, facto comentado por algumas pessoas, e sentido por mim pessoalmente. Tava todo roto ainda do fim-de-semana, e neste momento cheio de dores musculares, mas certo é que ontem já passava das 4h da manhã e ainda estava a brincar com a mesa, com uma certa pica estranha. Talvez fosse dos copos (ahah), talvez da energia marada vislumbrada na noite do tal Sábado passado, who knows, mas sinto que vai havendo por aqui qualquer coisa, que passa muito pela minha cena de estar sempre na boa e pela energia das pessoas que tenho tido a sorte de aparecerem nas sessões.

O começo desta sessão deu um certo mote e os primeiros momentos foram mesmo de assalto sónico, quase ao estilo de hey, querem rock e guitarras, aqui as têm lol. Claro que em parte relacionado com mais mudanças na mala de CDs, novas compras (por esta altura mais 4 albuns tinham sido comprados, dois deles vindos da Alemanha) e pela minha disposição claro está. Como tal, houve desde momentos como esse inicial, a outros de cortar os pulsos e olhar para as estrelas ou cena assim, como outros de puro abanar o corpo. Overdose de emoções, apesar de ser costume eu dizer que é apenas a minha vida a passar à frente. :P

Curioso tou agora para ver o que vai acontecer em três das próximas sessões agendadas, porque serão feitas em conjunto com outras pessoas, algo que sou muito apologista mas... e agora com um grande mas.

Um facto notório é que apesar de ultimamente ter tido a sorte de andar a ter várias sessões deste meu hobby de meter música, continuo na tal cena de bue na boa e sem sede de protagonismos baratos. Mais curioso ainda, ao ter oportunidade de fazer mais sessões, invés de pensar só em mim pensei logo na tal cena de faze-las com outras pessoas, e agora vem o tal mas. Isto não é assim tão linear quanto isso, e não se pense que qualquer pessoa funciona com outra a meter música, especialmente a nível de filosofias e atitudes, além da questão do que cada pessoa pode meter a nível de música. Como tal, se sinto algo e certos clics que me dizem que com pessoa x se pode fazer algo engraçado, tendo oportunidade faço-o. Caso contrário... :)

Engraçado que em termos do Dub vai havendo um certo je ne sais quoi estilo comunidade a nível disto de meter-se som, onde além do Saïd também funciono bue na boa com o dono do espaço, sempre todos a curtir e no caso deles a darem-me dicas na boa e incentivarem-me a fazer testes na mesa e noites. Em muitos aspectos, isto é totalmente a mesma filosofia do projecto Cellophane e dos restantes neste site, a colaboração bue na boa entre pessoas, juntar-se para fazer algo, viver a vida wtv.

Enfim, mais um testamento, mas foi outra boa noite, e thx a todos mais uma vez. :)